.

.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Passeio Solidário dos Reis
Solidariedade, um substantivo que define uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo. Neste dia 6 de Janeiro houve um grupo, Amigos do Pedal (AdP), que mais uma vez, conseguiram através dos membros dos vários grupos, unir simpatias, pondo de lado qualquer interesse ou propósito que não fosse ajudar o próximo, através de 2 instituições que ajudam diariamente aqueles que necessitam.
Este passeio começa já a ser uma tradição e foi bonito ver àquela hora bikes a chegar de todo o lado para entregar as suas ofertas.
Antes do arranque alguém já tinha arranjado um substituto da gaita para andar na mão, alguém disse ao Rui Amaral Bastos que a gaita era só para o rojão. :-)


Eu e o Rui Miranda lá nos integramos na partida e assim começamos a pedalar pelas Ruas da cidade em direção ao primeiro objectivo do dia. AFPAD, Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência, que desde Janeiro de 1993 desenvolve a sua actividade no concelho.

A chegada foi engraçada. Foi formado um cordão de solidariedade e transferidos os bens para a Instituição. Era bonito de ver , apesar do frio que se sentia devido às poucas pedaladas que se tinham dado, o calor de ajudar esta IPSS transcendia todos os que naquele momento trabalhavam, contaminando todos os que assistiam.
http://www.afpad.org

No final via-se a cara de alegria do Sr. Francisco da Famabike e que ilustrava bem o ânimo de todos os que participavam.

Continuamos a pedalar pelo centro da cidade e localidades a sul chegando a uma descida na zona de Vitória em direcção a Vilarinho das Cambas, onde nos esperava o Paulo Machado. Estava em serviço de apoio, com um sistema de som e música dos Queen que nos dizia exactamente aquilo que todos sentimos e que queremos, Bycicle, Bycicle, Bycicle, I Want Ride my Bycicle, I Want ride my Bike.


Não queremos saber de marcas de carros, futebol ou mesmo das nossas tarefas diárias, apenas queremos saber se o tubeless está a funcionar, se os travões travam, se a transmissão funciona. :-)
Um som fantástico.
Chegados a Ribeirão outro cordão de solidariedade foi formado. Muito bom.
Um mar de gente inundou o Centro Social e Paroquial de Ribeirão.
Desde 1985 a desenvolver a sua actividade na comunidade através de diversas valências, podem consultar a sua história no seguinte site:
http://www.cspr.pt


No final deste objectivo, iniciamos o regresso ao centro de  Famalicão. Tinhamos 2 opções: Made by Jorge Moniz ou um percurso mais simples para todos aqueles que iniciaram a actividade ciclista há pouco tempo. 
Como o meu cunhado iniciou a actividade ciclista há pouco tempo decidi ir pela rota by Jorge Moniz ;-).
As surpresas que nos esperavam eram muitas.
Primeira surpresa: era o percurso inicial que coincidia com os Trilhos d'Esmeriz 2010. Era uma delicia percorrê-los outra vez.
Segunda: as descidas, apesar de perigosas, estavam divinas.

Terceiro: as subidas também eram deliciosas principalmente para quem começou a pedalar há pouco tempo.
Quarto: bem a quarta surpresa era... eu esqueci-me de dizer no inicio que tinha estado à conversa com o Paulo Machado Ruivo e tinha-o questionado porque não trazia a Branca de Neve, e ele perplexo olhou para a menina e disse esta é a Branca de Neve, realmente quando olho de novo e reconheço a branca de neve, é lógico com mais idade, mais rugas, menos branca. Deu-me logo aquela sensação de quando se olha para uma senhora e se lhe pergunta quando nasce o bébé. Do outro lado só se houve uma resposta seca, "não estou grávida!". Ou seja, perdi uma boa oportunidade de estar calado. E se no Passeio dos Doces eu já fui ameaçado com um pau na roda, com esta boca tinha certeza que ia ser alvo de represálias. Por isso a quarta surpresa foi mesmo castigo. Qual a soprano de ópera que tem agudos tão fortes como os travões de uma bike a quererem fechar? Nenhuma. Nenhuma nos toca tanto no coração como sentir que a bike está a travar e ainda por cima a chiar. Toca-nos no coração de dor :-((((. E assim fui a experimentar a agradável sensação de um travão teimosamente querer parar a minha roda da frente. Claro não preciso de dizer que não apareceram os mecânicos da outra minha crónica e não tinha lá o outro a dizer que Mondraker é que é bom. :-) 
Resumindo, mais uma manhã esplendidamente e solidariamente bem passada na companhia de muitos amigos do Pedal.


Passeio do Rojão - Amigos do Pedal de Famalicão
O passeio do Rojão já se tornou uma romaria dentro de outra romaria.
Este ano o percurso passava pela Casa de Esmeriz, belo sitio. Lá estava a música à nossa espera  e o Presidente da Junta de Freguesia de Esmeriz, Jorge Silva, com a disposição e vontade de receber bem quem a sua terra visita, este é sempre o seu espírito.



Lá continuamos e a chuva não nos dava tréguas mas era bonito ver aquela moldura humana. Estávamos para cima de 1000.
Passamos por lousado, trofa e começamos a subir, quando entramos na Lama, foi ver diversos tipos de caras, alegres, estupefactas a pensar "no que raio me vim meter", outras caras do género "Huuugg, que nojo, tanta lama" e outras caras que não consigo descrever.



O divertimento era garantido, desde mergulhos na lama, bikes a chiar. Lá chegamos a Covelas para as Festas de S. Gonçalo.

Sobre as Festas de São Gonçalo trata-se de uma festa centenária que serve de mote para romaria em todo o tipo de transportes desde bicleta até ao tractor passando por veículos próprios para off road outros menos próprios, 2 pés motrizes ou 4 patas alimentadas a feno e derivados. É sem dúvida um dia diferente.
Com chuva, o dia ainda ficou diferente mas mais interessante. Encontramos muitos amigos conversamos e provamos as iguarias do costume: sopa de Nabos, Papas, rojões, espadal e outros vinhos que nos dão força para voltar. 

Na confusão acabamos por nos desencontrar da restante equipa dos Trilhos que ficou no café S Gonçalo a provar as especialidades.

Para o regresso ainda tivemos a oportunidade de conhecer uma nova versão de um veículo Ligeiro, um Traillerwingo que é uma mistura de trator com um twingo a rastos.

O Miranda ainda teve a oportunidade de um particular com uns paralelos e com um bueiro.
Para finalizar e para os Amigos do Pedal um agradecimento especial por dinamizar esta tradição.

SOMOS TODOS MUITO LOUCOS PARA ANDARMOS À CHUVA DESTA FORMA.

Um abraço XTR
Para todos.

Prémio Famabike para a Maior equipa

Vencedora da maior equipa foi a BCG.

TRILHOS D'ESMERIZ NO PROGRAMA DE RÁDIO GRANDES PEDALADAS

Os Trilhos D'Esmeriz têm agora um Jersey oficial.

Este Jersey foi resultado da parceria com a Pacto, todos os interessados em adquirir um Jersey podem fazê-lo através da inscrição no blog do evento.
www.trilhosdesmeriz.blogspot.com
ou através de um e-mail para luismatosseguros@gmail.com
preço a pagar pelo Jersey será de 13€ + iva
Poderão levantar o Jersey no secretariado ou para os pedidos que não seja possível a entrega antes do Passeio serão entregues no Centro Social da Paróquia de Esmeriz ou numa loja perto de si.

Inscrevam-se, Participem,

www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

Um dos Brindes dos Trilhos D'Esmeriz 2012. Inscrevam-se.

Um dos Brindes dos Trilhos D'Esmeriz 2012. Inscrevam-se.
[CENTER]www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

Tem surgido algumas questões relativamente à marcação do percurso e podemos desde já adiantar que o mesmo será todo fitado.

Por isso todos aqueles que não gostam de andar atrás de guias e não tem gps, podem inscrever-se nos Trilhos D'Esmeriz 2012, porque não se irão perder.

Inscrevam-se[/CENTER]
Foi já realizado o sorteio da bomba de ar.
O feliz contemplado foi o dorsal 9 - Joaquim Leitão Pereira do Biciatus
Parabéns
Durante a próxima semana vai ser contatado para levantar o prémio nas instalações da Famabike.

Inscrevam-se, Participem,

www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

O título de Maior Equipa está actualmente com Os MarkitosBTT com 9 elementos inscritos.

O título de Maior Equipa está actualmente com Os MarkitosBTT com 9 elementos inscritos.

A CP leva-te aos III Passeio de BTT pelos Trilhos D'Esmeriz

Este ano a CP aceitou o nosso convite e aderiu a esta jornada de solidariedade, oferecendo algumas viagens de Braga e do Porto aos participantes neste passeio e que resolvam vir de comboio. Sem dúvida que este é o meio preferencial de quem faz da bicicleta o seu transporte. Nas longas distâncias e em substituição do automóvel, o transporte gratuito da bicicleta nos comboios da CP estimula a sua utilização.
A CP que aliada ao fato de promover esta mobilidade alternativa vai ajudar a promover este evento, idealizou também o cartaz abaixo para servir esse propósito.

A CP leva-te aos Trilhos D'Esmeriz 2012

III Passeio pelos Trilhos D'Esmeriz 2012

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA III PASSEIO DE BTT PELOS TRILHOS D'ESMERIZ 2012

Trilhos D'Esmeriz 2012


Mais uma vez o ForumBTT é parceiro nesta nossa iniciativa. Muito Obrigado.
Em 2010 foi assim:

FOTOGRAFIAS

As fotos que estão disponíveis, poderão ser descarregadas, a resolução disponivel dá para fazer fotos 10x15. Se alguém estiver interessado em tamanhos superiores poderá contactar os Fotografos, Paula Moreira e Filipe Ezequiel. Os valores das fotos encomendadas serão fornecidos pelos fotografos, não tendo nesta situação o CSPEsmeriz qualquer intervenção.
Pelo trabalho apresentado só podemos estar agradecidos a esta equipa, que de uma forma solidária ofereceu-nos as fotografias disponibilizadas no site. O trabalho destes amantes das fotos não se cingiu ao domingo mas também no sábado estiveram a percorrer os trilhos para encontrarem os melhores sitios.
Bem hajam.

Veja as Fotos dos Trilhos D'Esmeriz 2010

Fotografias da Paula Moreira e do Filipe Ezequiel

Pesquisar neste blogue

Click no dorsal para dar a sua opinião

Para saber as novidades click na imagem

PASSEIO DE BTT BRAGA 2011 - FOTOS

Trilhos D'Esmeriz

Os Trilhos D'Esmeriz foram o mote para a criação deste blog em 2008, em 2009 esteve de licença sabática e em 2010 foi novamente reactivado e remodelado para de novo apoiar a prova que se realizou em Maio deste ano. Agora que já passaram 6 meses após a prova, este site merece que seja divulgada alguma actividade em que os membros organizadores, patrocinadores e amigos que ajudaram à realização do evento participem.

Saudações XTR para todos.
LM

HISTÓRIA DO CAMINHO PRIMITIVO

O Caminho Primitivo, utilizado pelos devotos início do Principado das Astúrias recém-formado, surge como a primeira rota de peregrinação a Compostela.

O Rei Alfonso II el Casto fez a peregrinação desde Oviedo até Santiago no início do século IX por este caminho. Este monarca foi fundamental para a confirmação da origem dos restos humanos em Compostela e fundou a primeira basílica para o culto do Apóstolo. Contribuiu ao mesmo tempo realizando doações e promoveu a criação da primeira comunidade monástica destinada para a adoração do santuário de Santiago.

A cidade de Oviedo, foi o ponto de partida do Caminho Primitivo. A partir desta cidade o caminho era seguro e frequentado e o status só mudou quando Leon se estabeleceu no século X como a capital do reino e acolhendo o presente caminho francês. Entretanto, desde que o valor espiritual desse percurso como uma rota alternativa permaneceu principalmente devido as relíquias da catedral de San Salvador de Oviedo, "Quem vai visitar Santiago e não visita Salvador, vai a casa do criador e não visita o seu senhor", se dizia desde a Idade Média e da Basílica de Lugo com a sua exposição permanente do Santíssimo Sacramento.

Os numerosos hospitais se estabeleceram ao longo de 369 quilómetros deste caminho mostram a sua importância. Eles serviram fundamentalmente para apoiar o peregrino pois se veja obrigado a atravessar zonas de extrema dureza geográfica e climática.

Embora a rota original é Oviedo a Compostela, nós apresentamos a opção de Leon a Oviedo (tomadas pelos peregrinos para visitar San Salvador de Oviedo): Leon, Pola de Gordon, Arbas, Casa Tibigracias, a Ponte Fierros, Campomanes, Pola de Lena, Olloniego, La Manjoya, Oviedo, El Escamplero, San Juan de Villapañada, Salas, Tineo, Pola de Allande, Grandas de Salime, Fonsagrada, Cádavo, Castroverde, Lugo, Palas de Rei, Melide, Arzúa, Arca, Santiago de Compostela (http://galicia.costasur.com/pt/camnio-original.html).
Caros amigos

Os Trilhos D'Esmeriz irão ser percorridos por várias localidades do Concelho de Famalicão e irão existir 2 percursos.

Percurso de 40Km
Dificuldade Fisica/Técnica 4/3
Este percurso será roda livre e orientação por GPS.
Neste percurso poderão participar Individualmente ou preferencialmente em Equipa/Grupo, é obrigatório pelo menos um dos elementos da Equipa/Grupo ter GPS.
Para todos os participantes que não tenham GPS mas queiram participar neste percurso, serão formados grupos de 20 que serão guiados pelo staff da Organização.
Este percurso pode ser feito com o intuito de conseguir reduzir o tempo dos trail markers que está em 2h45m, ou com intuito de usufruir de uma boa domingueira sem stress.

Percurso de 28km
Dificuldade Fisica/Técnica 3/3
Este percurso será guiado, a ritmo de passeio de domingo com reagrupamentos.


Participem, inscrevam-se o CSPEsmeriz agradece.
Saudações Todo Terreno para todos

A OrganizaçãoCSPEsmeriz

INSCRIÇÕES

DONATIVO MINIMO
10,00€
Poderá ser efectuada a inscrição e o pagamento nos seguintes locais:
CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE ESMERIZ
Vila Nova de Famalicão
FAMABIKE
Vila Nova de Famalicão
PROCYCLE
Braga
Incluí:
Logistica
Assistência técnica
Abastecimento
Brindes
Reforço alimentar final

Opção:
SEGURO 2,50€
Trilhos D'Esmeriz
A segunda edição dos "Trilhos d´Esmeriz", organizada pelo Centro Social da Paróquia de Esmeriz, pretende reunir o maior número de participantes e proporcionar a todos um dia de aventura e convívio fantástico à semelhança do que aconteceu no 1º passeio.

Sem descurar a principal razão que está por trás deste passeio, a chama da solidariedade social deverá brilhar novamente fazendo reverter para o Centro Social da Paróquia de Esmeriz os donativos (valor da inscrição) angariados.
Através deste desporto que reúne cada vez mais adeptos, procuramos reinventar formas de ajuda e precisamos de si e dos seus amigos para fazer com que a chama da solidariedade brilhe mais forte do que nunca nos "Trilhos d´Esmeriz".
Juntos vamos perceber que a força é feita da união.
-----
INFORMAÇÕES
Centro Social da Paróquia de Esmeriz
Largo da Igreja - Esmeriz
Vila Nova de Famalicão
HORÁRIOS
Levantamento de dorsais
Secretariado no CSPE
22/05 das 10h00 às 17h00
23/05 das 07h30 às 08h30

Loja FAMABIKE em Famalicão
21/05 e 22/05 em Horário de Abertura

Loja PROCYCLE em Braga
21/05 e 22/05 em Horário de Abertura

Concentração
07h30

Partida
09h00

CONTACTOS
966848500
252331630
trilhosdesmeriz@gmail.com
luismatosseguros@gmail.com
cspesmeriz@mail.telepac.pt

EVENTOS

PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO

PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO

FOTOGRAFIAS TIRADAS PELO MANUEL LOPES QUE ESTÃO SIMPLESMENTE ESPECTACULARES

TRILHOS D´ESMERIZ

O Centro Social da Paróquia de Esmeriz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com sede na Freguesia de Esmeriz, Concelho de Vila Nova de Famalicão. A nossa Missão é promover, num espírito de solidariedade humana, social e cristã, a satisfação das necessidades da população, promovendo em seu favor, várias iniciativas culturais, sociais e recreativas, dando particular atenção à família, infância e terceira idade e às pessoas /famílias mais carenciadas.
Presentemente, a necessidade de criar uma nova sala de pré-escolar tem-se intensificando no sentimento geral da população. Pretendemos assim responder às necessidades de várias famílias residentes em Esmeriz e freguesias circundantes do Concelho que não conseguem a integração dos seus filhos. Estamos solidários com essas famílias e sendo nós uma Instituição sem Fins Lucrativos e de Solidariedade Social iremos avançar com uma obra que nos acarretará muitos custos, mas garantirá a satisfação de muitas pessoas em vários domínios: familiar, social, emprego e educação.
O Passeio de BTT pelos Trilhos D'Esmeriz, é uma de algumas actividades organizadas com o objectivo de angariar verbas que permitirão criar esta nova sala sem tantos custos envolvidos. Precisamos assegurar a continuidade do percurso educativo destas crianças, aumentar a satisfação das famílias criando condições eficazes e capazes de responder às suas necessidades. A concretização desta actividade através de um desporto que cada vez mais adeptos tem reunido, é por si uma aventura no mundo da solidariedade social que convidamos a partilhar.

FOTOS EM PAULO MINISTRO (clique na imagem)