V MARATONA DE BTT DE VILA NOVA DE FAMALICÃO
Participar nesta Maratona acabou por ser uma maratona dentro de outra Maratona.
Apesar da minha inscrição madrugadora não foi possível ter o fim de semana livre e assim eu e o Avelino Sousa partimos para a Maratona a seguir a 12 horas de trabalho noturno.
Outra das expectativas que tinha era perceber ate que ponto as varias estreias, Jorge Freitas, Rui Miranda e Avelino Sousa, iriam reagir á maratona.
O Miranda e o Freitas por compromissos pessoais não puderam participar e assim o Jorge Freitas foi substituído pelo João Cainé, estreia absoluta em qualquer tipo de evento organizado.
O fim de semana da maratona chegou e a logística iria ser complicada já que tanto eu como o Avelino estávamos a trabalhar até as 09:00 e ainda tínhamos que ir buscar o João Cainé.
A viagem para Famalicão foi engraçada já que a par da ansiedade dos dois estreantes, a minha curiosidade pelo percurso aumentava à visão das movimentações na Cruz (montagem de um abastecimento de água) e da gincana montada em Gavião. À chegada tínhamos o helicóptero no céu e já mais de uma centena de jactos na estrada que tinham partido para a maratona de Famalicão 70km.
Na meta já estavam preparados os jactos dos 40 km...
...e atrás mais de 500 para divertimento puro na meia Maratona.
Os Trilhos D'Esmeriz foram bem representados:
Adriano SantosAntónio Silva
Avelino Sousa
Daniel Nascimento
Fernando Sousa
Filipe Antunes
Filipe Melo
João Cainé
Luís Matos
Manuel Vitoriano
Pedro Lopes
Sérgio Antunes
Briefing
Da esquerda para a direita:
Filipe Antunes, Sérgio Antunes, Filipe Melo, António Silva, Adriano Santos e Fernando Sousa
Avelino Sousa
Pedro Lopes
Jorge Moniz e Daniel Nascimento
Manuel Vitoriano
Luís Matos
Após a partida era interessante a forma como aquela molde humana, sobre rodas, serpenteava a cidade de Famalicão e como os Famalicences foram à rua para ver os ciclistas passar.
Esta interacção era engraçada já que no meio de toda aquela gente havia muitos filhos da terra. KM em km ouvia-se alguém a gritar "Olhó Paulo!", "Força nas pernas António!", "Já passaram mil!"... esta última boca acho que foi o Paulo Machado Ruivo a provocar-me, já que após a partida foi à Avenida ver os meninos a passar.
Assim continuamos passamos pelo Eugénios com musica a bombar e depois entramos na primeira peregrinação. Isto foi para nos preparar para Santiago em junho.
Seguimos para a zona da Lage onde tinha uma descida que convidava à velocidade
A partir daqui acontecia de tudo, Laminha, 2ª peregrinação e um singletrack fabuloso se não tivesse transito. :-)
Depois deste autêntico carrossel com paisagens fantásticas, subíamos a Sta Catarina
Um agradecimento especial às Vasourinhas que tinham um abastecimento de água numa zona fulcral.
O posto de controlo dos TomatuBikers
Na zona de Cavalões fomos brindados com trilhos do melhor.
Para mim um dos Trilhos que mais gostei antes do abastecimento onde também inventei o novo limpa pára brisas para as Contour.
O Cainé e o Avelino, que foram estreias na Maratona a repor energias no abastecimento.
Depois do abastecimento a surpresa das surpresas, íamos ter com o nosso eucalipto de estimação. Verdadeiramente fantástico.
Louro, Mouquim, Lemenhe eram as freguesias seguintes com admiráveis surpresas, deixo aqui os vídeos:
Esta descida é a última gravada, a energia da Contour foi-se.
Posso vos garantir o seguinte, o divertimento foi esplendoroso. O percurso aproveitou o que de melhor existe em termos de trilhos em Famalicão, e criou uns novos com muita imaginação e dedicação.
As fotos abaixo acabam por ser uma homenagem aos grupos que colaboraram na criação deste evento.
Uma palavra especial para os bombeiros e para a policia que estiveram sempre presentes onde era absolutamente necessário.
O capitão Jorge Moniz está de parabéns pelo percurso que desbravou e pelas inúmeras surpresas que foi promovendo em termos de trilhos. Apenas era desnecessária aquela longa subida para a gincana. ;-)
Pai sofre...mas com um enorme prazer.
Parabéns, o trabalho da tua filha está mais uma vez espectacular.
Jorge Rita em cima do acontecimento
O Paulo Machado não se cansava de informar, este homem além do dom para competir tem o dom da palavra, é um excelente speaker. Grande trabalho.
Paulo Machado Ruivo fez bons km's naquele padock sempre de um lado para o outro a controlar toda a atividade.
Francisco Carvalho, Miguel Vilhena e todos os restantes elementos da organização, fantástica boa disposição e uma capacidade de bem receber inexcedível.
O vice presidente e candidato à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão abraça estes projetos de uma forma exemplar. Consegue assim perceber in loco que são projectos válidos, quer para a população, quer para o prestígio da própria cidade, projetos que de uma forma indireta ajudam a economia local.
Manter sempre esta atitude é um bom exemplo e é uma lufada ar fresco na politica, que deve passar dos gabinetes para ser feita junto das populações. Parabéns.
A zona de Lavagem.
Para terminar devo dizer o seguinte: A última parte do circuito era fenomenal, os singletracks, as descidas e até mesmo as subidas eram feitas com prazer.
Parabéns a todos os elementos da organização.
Agora vamos à próxima:
24h de BTT de Vila Nova de Famalicão
Já agora informo que pela primeira vez os Trilhos D'Esmeriz vão ter uma equipa mista nas 24h de Famalicão.
Inscrevam-se