.

.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

24H BTT FAMALICÃO



24h BTT de Famalicão


 Mais uma edição das 24h terminou. Balanços? Positivíssimos.
Inicio com boas sensações, a meio com sensações, a um quarto do fim da prova já sem qualquer sensação e no final da prova fiquei com a sensação que sensacionalmente já tenho novamente vontade de me inscrever nas 24h BTT de Famalicão 2016 para sentir de novo todas estas sensações. Não é sensacional?
Muitas pessoas perguntam-me qual o objectivo de participar se não é para ganhar?
A minha própria filha ligou-me, estava eu no circuito, na altura a passar pelo Francisco Carvalho, e disse:
-Onde estás?
-Estou numa prova filha?
-ESTÁS A GANHAR????
-Não, eu não estou aqui para ganhar, filha.
-Mas não estás numa competição?
-Sim, filha, Mas o pai está aqui para se divertir.
-Mas estás a ganhar?
-Estou filha...
-Boa pai!!
-...Não filha, eu queria dizer que estou a ganhar experiência, filha.
-Ahhh Está bem Pai (não muito convencida)
Logicamente com isto tudo fiz toda a zona espectáculo ao telefone com a minha filha. Muita gente pensava "bem aquele moço é um Pro. Ele está a falar com o Padock. Está a ver qual a melhor estratégia. As pessoas nem iam ao hiper para ver as máquinas passar.
Mas voltando aos motivos da minha participação, o puro divertimento e testar os meus limites foram os motivos principais da minha inscrição.
Junto comigo e também a solo iam o Rómulo Abreu, na sua primeira experiência e o Emanuel Matos abraçando uma causa nobre em que os km são feitos com o objectivo de angariar fundos para os meninos especiais, filhos dos colaboradores da DST.


Este era o texto do Emanuel e já agora aproveito para convidar a contribuir:
"Mais um desafio à resistência se avizinha!
O meu desafio:
Pedalar o maior número de kms em 24h! O teu desafio doar 0,05€ por cada km por mim efectuado!
O valor será somado aos 2.000€ já arrecadados no EOX240.
Parece muito, mas o valor será repartido pelos 8 meninos especiais, filhos de colaboradores do grupodst, sa.
Até sábado....querer é poder!
NIB - 0036 0084 99100087927 89 (Montepio Geral)"
.

Inscritos estavam também as equipas da ATIB.

A equipa da Fernando Silva & Cª Lda/ATIB e que compunha elementos da organização dos Trilhos D'Esmeriz, Luis Pereira Silva, Antonio M Silva e Irmãos Torres
O Adriano Santos a solo pela Fernando Silva Cª Lda/Trilhos D'Esmeriz.

Neste Padock sentia-se o frenesim da competição liderado pelo Carlos Borges, com os Manager's a liderar todas as hostilidades culinárias e hidratantes. Pelo lado da ATIB o seu presidente João Soares e pela Fernando Silva Cª Lda o seu CEO Sr Fernando Silva.

ARMADA A BARRACA

Na sexta feira foi colocada a barraca que nos iria servir de Padock. 
No sabado lá estávamos prontos para arrancar. Os nossos sponser's eram a ProCycle de Braga e José Manuel D. Freitas Lda.
O mote estava dado, frigorífico cheio de "mine" Super, sem chumbo para respeitar as emissões de CO2.:-)
Também tínhamos saladinha, amendoins para dar o toque de sal necessário ao hidratante, marmelada para glicosar os organismos e barras. Água também havia... para lavar as mãos.:-) Água para hidratar também havia.

Prova propriamente dita

O inicio da prova foi organizado de forma diferente este ano e era por gates.
Na primeira linha estavam os principais candidatos, o Domingos Ladislau e Ana Rocha, vencedores do ano passado.
A primeira volta foi diferente e por isso vou descrever a pista a partir da segunda volta.
Passávamos pela partida e tínhamos uma curva à dta, a única descida que nos permitia fazer um pequeno salto com uma travagem a fundo devido à pequena descida técnica. Era aqui e eu aproveitava para abusar. À esq e entrávamos num caminho de servidão que atravessava um portão e estávamos na trav Vilar.
Atravessávamos a Rua Picoto, percorríamos terrenos privados, um loteamento que durante grande parte do tempo tinha os moradores a ver a festa do BTT, passávamos no ponto do controlo, na maior parte das vezes vi o Francisco Carvalho ao telefone :-), mas também tiveram lá de "castigo" os restantes elementos desta fantástica equipa. Descíamos até à Rua do Queirão regressávamos ao ponto de controlo e depois à dta passávamos por um campo de milho, mas ainda em crescimento e  que os moradores foram molhando. Na primeira passagem posso dizer que precisava de faróis de nevoeiro para passar. Depois foi mais fácil.
Seguíamos para a Rua 28 de Setembro e virávamos para a Rua das Túlipas, seguindo para o troço em terra que dava acesso à reta da meta. Aqui tenho que fazer duas ressalvas à organização. A sua capacidade de se adaptar às dificuldades que vão surgindo ao longo das 24h é um portento. Este trilho com o passar das horas começou a destapar vidros que estavam enterrados nessa zona e não demorou muito a aparecer o Jorge Moniz, a arranjar uma alternativa com a restante equipa a fitar nova trajectória, sem nunca interromper o evento. A segunda ressalva é uma alfinetada, passar na recta da meta em sentido contrário e ainda faltar cerca de 2 terços do percurso para percorrer era uma maldade, é quase como andar ao domingo e vamos passando pelas casas e sente-se o cheiro a assado e depois chegámos a casa e temos peixe cozido :-(. Não é que o peixe não seja melhor, mas o assado...:-)
Assim depois de passar a recta da meta, em sentido contrário, começávamos a subir o troço bem rendilhado, que terminava numa zona que fazia lembrar-me os meu tempos de criança, quando ia para a Serra da Peneda Gerês em que as estradas eram estreitas e cheias de curvas, aquilo até enjoava.

Era muito engraçado ver uns num sentido e outros noutro sentido. Nesta zona existiam sítios em que se tocavam 2 troços diferentes.
A zona da Escola era a próxima, com uma descida que dava alguns tralhos, mas sempre com um sorriso na face










Os sorrisos não desaparecem.





Entrávamos na escola e era das zonas que eu pessoalmente mais gostava, tinha um ponto de água que era debaixo de uma pala que ajudava a arrefecer a temperatura.

Aqui a água era suficiente e apareceram 3 miúdos que com uma alegria contagiante retiravam as tampas das garrafas e forneciam as mesmas aos atletas para não perderem tempo. A responsabilidade com que exerciam esta tarefa, mereciam o meu destaque. Estes jovens que serão os nossos futuros adultos demonstraram um grau elevado de educação e civismo, porque se preocupavam em apanhar as garrafas vazias, guardar as tampas e isto tudo de uma forma espontânea. Por aquilo que pude observar ninguém lhes pediu para exercer tal tarefa. O meu destaque.
 Saíamos da escola e tínhamos uma parede à dta, mas curtinha.
Seguíamos para um bosque que circundava a escola nas suas traseiras, com descidas e subidas cheias de pó de Arroz. Aqui experimentei a dureza do piso com os braços e peito sem grande consequência, apenas pequenas feridas no braço esq, região tibio társica anterior e o orgulho no seu todo.:-(
Depois começavam as descidas até à zona espectáculo lateral ao Jumbo. As voltinhas eram engraçadas, mas para a próxima ponham uma recta valente a descer, com uns saltinhos a meio e rendilhem antes a subir, custa menos.:-)

A entrada no padock era feita pelas traseiras e seguíamos até à meta.

RESULTADOS

Para terminar esta crónica nada como falar de resultados. Eu não tinha qualquer tipo de resultado que esperasse, tinha sim objectivos.

O meu objectivo eram as 30 voltas, mas a solo não conta só a parte fisica, a preparação psicológica tem de ser devidamente assimilada. O tempo decorrido e as voltas dadas estavam dentro dos meus planos. Quando sai da pista para Jantar tinha 13 voltas e em termos físicos estava bem. O facto de ter ido tomar banho provocou uma quebra que foi vencida cerca das 22h quando fui dar mais uma volta. A chegada do leite creme, que iria ser queimado na hora pela esposa do Rómulo, provocava mais uma paragem. :-)
Depois desta paragem, a vontade de ir para a pista diminuiu e tentei descansar. Este foi o meu erro, já que os meus companheiros ainda foram dar mais umas voltas, e eu tentei dormir 2 horas. A temperatura nocturna baixa e a não utilização de um saco cama provocou um episódio de hipotermia, tendo dado por mim já em pista com 3 casacos a tentar aquecer. O Francisco Carvalho nem me reconheceu, só mesmo pela voz.
Este foi o momento da decisão! Estava na hora de terminar a minha participação e decidi ir até Braga descansar.
Antes ainda fui até à tenda da Famabike conversar com o Sérgio e com o Carneiro, que aproveitou para me mostrar as últimas aventuras em Manzaneda. Estive ainda à conversa com o Presidente da ATIB e com o Álvaro Caridade. Às 04h30 recebi um sms do António M Silva dos Trilhos D'Esmeriz a avisar que as bolas tinham chegado. Portanto um dos outros objectivos, que era a convivência com os amigos, estava atingida. Ainda fui acompanhar o Emanuel Matos numa cafezada para ele voltar à Pista. Arrumei a bike algumas das minhas tralhas no carro e rumei ao Pavilhão das Lameiras, onde continuavam à espera dos atletas que quisessem tomar um banho quente. Uma palavra de apreço para estas pessoas que também aguentaram toda a noite sem qualquer animação, pois o local ainda distava do Padock cerca de 500m, mas a vontade de receber as pessoas era na mesma animada.

Apesar de não ligar a resultados não deixo de me sentir orgulhoso com o feito conseguido

Fiquei à frente do Francisco Machado!!! :-)

No que concerne a resultados também tenho de realçar os primeiros a solo pela quantidade de voltas que deram e os meus companheiros de aventura pela resiliência demonstrada.
Aqui ficam os resultados:
O décimo quarto lugar do Emanuel e o décimo sexto do Rómulo são prova de uma capacidade e vontade merecedora de destaque.

AGRADECIMENTOS

Aos meus companheiros pela animada permanência, Emanuel Matos, cujo o nome dignifica com a causa que abraça. O Rómulo Abreu pela sua capacidade atlética sem qualquer tipo de esforço, este homem não treina mas tem um potencial desportivo que não explora porque apenas se quer divertir. Continua assim meu amigo, ou melhor, meus amigos.
Ás equipas da ATIB e Fernando da Silva Cª Lda que estavam sempre a convidar-me para me hidratar com Bavaria ou alimentar-me com picanha e outras iguarias que os Manager's iam proporcionando. 
Um agradecimento especial ao Pai do Emanuel o Sr. José Matos que nos aturou e nos trouxe alimento e conselhos, arrumou-nos a casa e ainda nos apoiou de uma forma extraordinária.

A Carmo Silva, com a sua simpatia, a sua máquina a captar momentos únicos conseguiu dar um ambiente diferente ao nosso espaço. As conversas e a sua irreverência tornam a sua presença muito agradável. De sorriso fácil conseguiu captar a simpatia de todos com que se cruzava e fez instantâneos fantásticos.
Algumas das suas fotos
Já em modo off 24h

Quem é este artista



O amor está no ar








Mesmo após 24h a pedalar a alegria imperava


















A água é boa!!




Outro artista!!


Também um agradecimento especial à ProCycle Braga e a José Manuel D freitas Lda pelo apoio dado.

O agradecimento final vai para os AdPedal de Famalicão, eles são incansáveis e os eventos que organizam sucessos garantidos.
O percurso era muito engraçado e bem conseguido. A jovialidade de alguns dos trilhos tornavam-no incomodo em alguns sítios. Nas zonas de travagem ficavam autênticos socalcos que foram massacrando o corpo ao longo do evento.
Eu sou suspeito já que para mim o melhor de todos os percursos foi o de 2014, altimetria perfeita, zonas de descanso, descidas e zona espectáculo, mas aqui lanço uma palavra de louvor para esta organização que não ficou sentada à sombra da bananeira e ousou.
A garantia de um sitio perfeito que já tinha dado provas de sucesso não era suficiente. Era necessário mudar para dinamizar ainda mais o evento. Conseguiram.
Mostraram uma capacidade de adaptação que torna este evento uma referência nacional e internacional. Resistiram ao facilitismo de aceitar mais inscrições sob o motivo de não condicionar o circuito com gente a mais. Isso foi perfeito.
Foram capazes de fazer adaptações imediatas quando surgiam problemas, nomeadamente a molhar a pista quando esta ficava quase imprópria para pedalar. A omnipresença desta equipa é de tal forma que muitas vezes se vêm misturados com as equipas no Padock, mas continuam distribuídos por todas as zonas do percurso. Mesmo com pessoas que não conhecem, tem uma capacidade de receber que agrada a todos. Outra das capacidades desta equipa é o facto de se revezarem e não se notar qualquer diferença no tratamento ou nos acontecimentos, já que tudo continua a ser feito com alegria e sem qualquer tipo de frete. 
Outra das grandes virtudes desta equipa é a congregação de esforços de todos quer sejam AdP ou não. 

Outras equipas estão sempre dispostas a ajudar porque também sabem qual o esforço necessário para colocar um evento desta dimensão de pé.
Amigos do Pedal, OBRIGADO pelo excelente evento. O meu destaque para esta equipa MARAVILHA.

Para terminar e em jeito de confissão, quando às 04h00 decidi ir para casa descansar disse a algumas pessoas, "solo é muito bonito mas para o ano vou em equipa". O problema é que voltei às 10h para assistir ao final do evento e para ajudar os meus companheiros a desmontar a barraca. Ainda bem que deixei a bike em casa porque acho que voltava à pista.:-) E em 2016 outra vez a solo mas agora vou tentar organizar um barracão com várias equipas de 6. O caminhão já está reservado, o resto vamos ver... e ainda só passaram 3 dias.

Abraço XTR para todos.



Prémio Famabike para a Maior equipa

Vencedora da maior equipa foi a BCG.

TRILHOS D'ESMERIZ NO PROGRAMA DE RÁDIO GRANDES PEDALADAS

Os Trilhos D'Esmeriz têm agora um Jersey oficial.

Este Jersey foi resultado da parceria com a Pacto, todos os interessados em adquirir um Jersey podem fazê-lo através da inscrição no blog do evento.
www.trilhosdesmeriz.blogspot.com
ou através de um e-mail para luismatosseguros@gmail.com
preço a pagar pelo Jersey será de 13€ + iva
Poderão levantar o Jersey no secretariado ou para os pedidos que não seja possível a entrega antes do Passeio serão entregues no Centro Social da Paróquia de Esmeriz ou numa loja perto de si.

Inscrevam-se, Participem,

www.trilhosdesmeriz.blogspot.com


Um dos Brindes dos Trilhos D'Esmeriz 2012. Inscrevam-se.

Um dos Brindes dos Trilhos D'Esmeriz 2012. Inscrevam-se.
[CENTER]www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

Tem surgido algumas questões relativamente à marcação do percurso e podemos desde já adiantar que o mesmo será todo fitado.

Por isso todos aqueles que não gostam de andar atrás de guias e não tem gps, podem inscrever-se nos Trilhos D'Esmeriz 2012, porque não se irão perder.

Inscrevam-se[/CENTER]

Foi já realizado o sorteio da bomba de ar.
O feliz contemplado foi o dorsal 9 - Joaquim Leitão Pereira do Biciatus
Parabéns
Durante a próxima semana vai ser contatado para levantar o prémio nas instalações da Famabike.

Inscrevam-se, Participem,

www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

O título de Maior Equipa está actualmente com Os MarkitosBTT com 9 elementos inscritos.

O título de Maior Equipa está actualmente com Os MarkitosBTT com 9 elementos inscritos.

A CP leva-te aos III Passeio de BTT pelos Trilhos D'Esmeriz

Este ano a CP aceitou o nosso convite e aderiu a esta jornada de solidariedade, oferecendo algumas viagens de Braga e do Porto aos participantes neste passeio e que resolvam vir de comboio. Sem dúvida que este é o meio preferencial de quem faz da bicicleta o seu transporte. Nas longas distâncias e em substituição do automóvel, o transporte gratuito da bicicleta nos comboios da CP estimula a sua utilização.
A CP que aliada ao fato de promover esta mobilidade alternativa vai ajudar a promover este evento, idealizou também o cartaz abaixo para servir esse propósito.

A CP leva-te aos Trilhos D'Esmeriz 2012


III Passeio pelos Trilhos D'Esmeriz 2012

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA III PASSEIO DE BTT PELOS TRILHOS D'ESMERIZ 2012

Trilhos D'Esmeriz 2012


Mais uma vez o ForumBTT é parceiro nesta nossa iniciativa. Muito Obrigado.
Em 2010 foi assim:

FOTOGRAFIAS

As fotos que estão disponíveis, poderão ser descarregadas, a resolução disponivel dá para fazer fotos 10x15. Se alguém estiver interessado em tamanhos superiores poderá contactar os Fotografos, Paula Moreira e Filipe Ezequiel. Os valores das fotos encomendadas serão fornecidos pelos fotografos, não tendo nesta situação o CSPEsmeriz qualquer intervenção.
Pelo trabalho apresentado só podemos estar agradecidos a esta equipa, que de uma forma solidária ofereceu-nos as fotografias disponibilizadas no site. O trabalho destes amantes das fotos não se cingiu ao domingo mas também no sábado estiveram a percorrer os trilhos para encontrarem os melhores sitios.
Bem hajam.

Veja as Fotos dos Trilhos D'Esmeriz 2010

Fotografias da Paula Moreira e do Filipe Ezequiel

Pesquisar neste blogue

Click no dorsal para dar a sua opinião



Para saber as novidades click na imagem


PASSEIO DE BTT BRAGA 2011 - FOTOS

Trilhos D'Esmeriz

Os Trilhos D'Esmeriz foram o mote para a criação deste blog em 2008, em 2009 esteve de licença sabática e em 2010 foi novamente reactivado e remodelado para de novo apoiar a prova que se realizou em Maio deste ano. Agora que já passaram 6 meses após a prova, este site merece que seja divulgada alguma actividade em que os membros organizadores, patrocinadores e amigos que ajudaram à realização do evento participem.

Saudações XTR para todos.
LM

HISTÓRIA DO CAMINHO PRIMITIVO

O Caminho Primitivo, utilizado pelos devotos início do Principado das Astúrias recém-formado, surge como a primeira rota de peregrinação a Compostela.

O Rei Alfonso II el Casto fez a peregrinação desde Oviedo até Santiago no início do século IX por este caminho. Este monarca foi fundamental para a confirmação da origem dos restos humanos em Compostela e fundou a primeira basílica para o culto do Apóstolo. Contribuiu ao mesmo tempo realizando doações e promoveu a criação da primeira comunidade monástica destinada para a adoração do santuário de Santiago.

A cidade de Oviedo, foi o ponto de partida do Caminho Primitivo. A partir desta cidade o caminho era seguro e frequentado e o status só mudou quando Leon se estabeleceu no século X como a capital do reino e acolhendo o presente caminho francês. Entretanto, desde que o valor espiritual desse percurso como uma rota alternativa permaneceu principalmente devido as relíquias da catedral de San Salvador de Oviedo, "Quem vai visitar Santiago e não visita Salvador, vai a casa do criador e não visita o seu senhor", se dizia desde a Idade Média e da Basílica de Lugo com a sua exposição permanente do Santíssimo Sacramento.

Os numerosos hospitais se estabeleceram ao longo de 369 quilómetros deste caminho mostram a sua importância. Eles serviram fundamentalmente para apoiar o peregrino pois se veja obrigado a atravessar zonas de extrema dureza geográfica e climática.

Embora a rota original é Oviedo a Compostela, nós apresentamos a opção de Leon a Oviedo (tomadas pelos peregrinos para visitar San Salvador de Oviedo): Leon, Pola de Gordon, Arbas, Casa Tibigracias, a Ponte Fierros, Campomanes, Pola de Lena, Olloniego, La Manjoya, Oviedo, El Escamplero, San Juan de Villapañada, Salas, Tineo, Pola de Allande, Grandas de Salime, Fonsagrada, Cádavo, Castroverde, Lugo, Palas de Rei, Melide, Arzúa, Arca, Santiago de Compostela (http://galicia.costasur.com/pt/camnio-original.html).

Caros amigos

Os Trilhos D'Esmeriz irão ser percorridos por várias localidades do Concelho de Famalicão e irão existir 2 percursos.

Percurso de 40Km
Dificuldade Fisica/Técnica 4/3
Este percurso será roda livre e orientação por GPS.
Neste percurso poderão participar Individualmente ou preferencialmente em Equipa/Grupo, é obrigatório pelo menos um dos elementos da Equipa/Grupo ter GPS.
Para todos os participantes que não tenham GPS mas queiram participar neste percurso, serão formados grupos de 20 que serão guiados pelo staff da Organização.
Este percurso pode ser feito com o intuito de conseguir reduzir o tempo dos trail markers que está em 2h45m, ou com intuito de usufruir de uma boa domingueira sem stress.

Percurso de 28km
Dificuldade Fisica/Técnica 3/3
Este percurso será guiado, a ritmo de passeio de domingo com reagrupamentos.


Participem, inscrevam-se o CSPEsmeriz agradece.
Saudações Todo Terreno para todos

A OrganizaçãoCSPEsmeriz

INSCRIÇÕES

DONATIVO MINIMO
10,00€
Poderá ser efectuada a inscrição e o pagamento nos seguintes locais:
CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE ESMERIZ
Vila Nova de Famalicão
FAMABIKE
Vila Nova de Famalicão
PROCYCLE
Braga
Incluí:
Logistica
Assistência técnica
Abastecimento
Brindes
Reforço alimentar final

Opção:
SEGURO 2,50€

Trilhos D'Esmeriz
A segunda edição dos "Trilhos d´Esmeriz", organizada pelo Centro Social da Paróquia de Esmeriz, pretende reunir o maior número de participantes e proporcionar a todos um dia de aventura e convívio fantástico à semelhança do que aconteceu no 1º passeio.

Sem descurar a principal razão que está por trás deste passeio, a chama da solidariedade social deverá brilhar novamente fazendo reverter para o Centro Social da Paróquia de Esmeriz os donativos (valor da inscrição) angariados.
Através deste desporto que reúne cada vez mais adeptos, procuramos reinventar formas de ajuda e precisamos de si e dos seus amigos para fazer com que a chama da solidariedade brilhe mais forte do que nunca nos "Trilhos d´Esmeriz".
Juntos vamos perceber que a força é feita da união.
-----
INFORMAÇÕES
Centro Social da Paróquia de Esmeriz
Largo da Igreja - Esmeriz
Vila Nova de Famalicão
HORÁRIOS
Levantamento de dorsais
Secretariado no CSPE
22/05 das 10h00 às 17h00
23/05 das 07h30 às 08h30

Loja FAMABIKE em Famalicão
21/05 e 22/05 em Horário de Abertura

Loja PROCYCLE em Braga
21/05 e 22/05 em Horário de Abertura

Concentração
07h30

Partida
09h00

CONTACTOS
966848500
252331630
trilhosdesmeriz@gmail.com
luismatosseguros@gmail.com
cspesmeriz@mail.telepac.pt

EVENTOS

PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO

PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO


FOTOGRAFIAS TIRADAS PELO MANUEL LOPES QUE ESTÃO SIMPLESMENTE ESPECTACULARES

TRILHOS D´ESMERIZ

O Centro Social da Paróquia de Esmeriz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com sede na Freguesia de Esmeriz, Concelho de Vila Nova de Famalicão. A nossa Missão é promover, num espírito de solidariedade humana, social e cristã, a satisfação das necessidades da população, promovendo em seu favor, várias iniciativas culturais, sociais e recreativas, dando particular atenção à família, infância e terceira idade e às pessoas /famílias mais carenciadas.
Presentemente, a necessidade de criar uma nova sala de pré-escolar tem-se intensificando no sentimento geral da população. Pretendemos assim responder às necessidades de várias famílias residentes em Esmeriz e freguesias circundantes do Concelho que não conseguem a integração dos seus filhos. Estamos solidários com essas famílias e sendo nós uma Instituição sem Fins Lucrativos e de Solidariedade Social iremos avançar com uma obra que nos acarretará muitos custos, mas garantirá a satisfação de muitas pessoas em vários domínios: familiar, social, emprego e educação.
O Passeio de BTT pelos Trilhos D'Esmeriz, é uma de algumas actividades organizadas com o objectivo de angariar verbas que permitirão criar esta nova sala sem tantos custos envolvidos. Precisamos assegurar a continuidade do percurso educativo destas crianças, aumentar a satisfação das famílias criando condições eficazes e capazes de responder às suas necessidades. A concretização desta actividade através de um desporto que cada vez mais adeptos tem reunido, é por si uma aventura no mundo da solidariedade social que convidamos a partilhar.

FOTOS EM PAULO MINISTRO (clique na imagem)