.

.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Maratona de Famalicão
O título desta crónica vai ser:


3/4 de Maratona com o "Marco" sempre à vista.

Esta maratona iniciou logo com a minha rápida inscrição, acho que a 11ª.
Lógico que a distância temporal dá-nos uma perspectiva optimista sobre as nossas reais capacidades para o evento. Mas o mesmo espaço temporal também nos dá alguma amnésia. Faltavam cerca de duas semanas para fecharem as inscrições e eu convenci-me que ainda não me tinha inscrito e por isso toca a fazer de novo a inscrição na meia maratona. Logicamente que depois fui verificar a inscrição e a mesma estava já feita há algum tempo. Paguei e qual não foi a minha surpresa quando alguém me diz que eu estou inscrito na Maratona! 80 km! Ok! Vamos lá.
Agora antes de continuar vou aguardar que vocês se vão inscrever no passeio , TRILHOS D'ESMERIZ 2014, podem ir... Eu espero

www.centrosocialdaparoquiadeesmeriz.pt

Ou em:

www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

Já está?

Muito bem

A manhã começou bem cheguei as 08:45 para levantar os dorsais, secretariado célere sem qualquer ajuntamento.
Montar a bike, colocar o dorsal e ir para o fundo das gates, mas como estava inscrito na maratona, lá vim para o meio das gates e a imagem de 2011 não parava de povoar a minha mente, toda a gente a passar por mim :-).

Os cinco minuto de diferença que tínhamos na partida serviu para que o início da maratona não fosse confuso. O facto de a primeira volta passar pela meta de partida fazia com que muitos neste prólogo dessem tudo para que não fossem os últimos a passar na meta. Logicamente num grupo que ia para os 80 km, só havia lobos, assim que passamos a meta o ritmo abrandou de imediato. É certo que também começamos a subir. :-)
Este início era durinho, longas subidas até ao monte de Sta. Catarina. A meio junto do coreto lá tínhamos música para nos animar, logo a seguir à capela sou apanhado pelo primeiro dos 40 km, eles vinham endiabrados.
Continuamos a subir e a percorrer trilhos na encosta do monte de Sta. Catarina.
Após estas subidas começaram alguns problemas e sempre que podia ia ajudando, primeiro foi um atleta dos TomatuBikers, que tinha tanta força que deu um nó à corrente:-). Aqui perdi alguns minutos mas considero que foram bem gastos.
Passamos a zona de cavalões por trilhos bem engraçados. Começamos a subir e aí nova avaria de um parceiro dos 80 km, nesta fase já era uma mistura enorme de 80's com 40', fiquei novamente a ajudar e aqui dá-se a minha desgraça com um parceiro de viagem a perguntar és o último dos 80?
A frase já tinha um valor negativo suficiente, mas dito daquela forma com uma satisfação enorme, assumia um peso muito superior.
Apressou-se a explicar o porquê daquela satisfação, " estive a ajudar os últimos dos 80 e eles desistiram e por isso tive que lhe vir a dar para conseguir apanhar-vos". Ok! Estava explicada a razão da satisfação,  mas mantinha o valor negativo de ser o ultimo, não que quisesse ser o primeiro ou ganhar algum prémio mas também não precisava de ser o último. :-(
Nesta fase também passava a existir outra responsabilidade que era não desistir, porque senão aquele homem iria ter que lhe dar de novo para apanhar os últimos seguintes. Ou seja eu já não poderia ir fazer os 40 km. 
Nesse momento decidi que era uma boa oportunidade para fazer uma crónica sobre aqueles que muitas vezes não são vistos num passeio de BTT, mas que são fundamentais para que ninguém fique perdido no monte. Os homens que fecham o passeio.
Marco Simões de seu nome, amigo do pedal, sempre pronto a ajudar. A subir muito certinho a descer conseguia acompanhar-me muito bem, e acreditem que não é fácil para o comum BTTista. :-), conversador e bem disposto. Trazia essa difícil missão que é fechar o percurso dos 80 km. Perguntam porque é que é difícil? Bem é difícil porque tem sempre que estar atento aos últimos atletas e se os perde de vista, muitas vezes deixa de saber se tem que os ir procurar para a frente ou para trás. Muita vezes tem que os animar quando está desanimado, porque sabe os km que faltam, sabe as dificuldades que faltam e sabe que só o jantar está garantido. :-) Muitas vezes também tem que ser mecânico, tem que ser enfermeiro e por vezes até tem que ser reboque. Maior parte das vezes não assiste ao melhor da festa, nem sequer é aplaudido porque maior parte do público já foi embora, vocês perguntam... Mas então porque se dá a este papel? Porque é necessário, porque as organizações de eventos a sério, que pensam no bem estar dos atletas, tem que se certificar que todos os atletas chegam ao fim ou são comprovadamente referenciados como desistentes. Estes pormenores diferenciam as provas.
Com o Marco foi fácil, eu acompanhava-o nas subidas, ele acompanhava-me nas descidas, sempre os dois á vista. Logicamente que apesar de estarmos atrasados e de já ser difícil chegar a horas antes do fecho para o circuito de 20km, o Marco ia-me animando dizendo é já ali, passávamos outra curva, e o Bruno não estava e ele dizia novamente, é já ali. :-) e isto foi repetindo-se algumas vezes. No meio disto tudo ele estava mais preocupado do que eu que fosse desclassificado.
Aos poucos fomos realizando o percurso sem grande dificuldade e quando chegamos ao ponto de início de circuito o mesmo já estava fechado há cerca de 30 min.
Tal como já tinha garantido ao Marco eu iria acompanhá-lo até ao fim e por isso optei por esperar com ele pelo ultimo atleta que tinha entrado no circuito. Esperamos cerca de 45 min e neste tempo foi engraçado a quantidade de vezes que ele foi aliciado para se vir embora já que estariam provavelmente á sua espera para a entrega dos prémios, e as motas já estavam a fazer o varrimento do percurso e a acompanhar o último atleta. O Marco estoicamente foi recusando ( para mal dos meus pecados :-)) já que de uma forma engraçada dizia aos outros e a ele próprio, que os últimos atletas deviam ser acompanhados por um homem de bike e não de mota.  O cansaço já é muito, se uma mota for atrás a moer o juízo nos últimos km's estes vão custar muito mais.
Apesar de tudo, foi dizendo que se quisesse poderia seguir, mas a sua atitude merecia que eu o acompanhasse e também porque já tinha decidido fazer a crónica sobre o homem que fecha o percurso.
Todo o tempo que lá estivemos foi bem entregue já que a sensação de acompanhar aqueles atletas que vão no final do percurso é inestimável e personifica o verdadeiro espírito do BTT.
São as palavras que animam os atletas que vão em mais dificuldade, a água que podemos oferecer quando estão com sede ( que nesta prova não houve necessidade, eram tantos os pontos de água), é aquele conselho que podemos dar para que consigam combater a caímbra que teima em aparecer e limitar o funcionamento do músculo. A sensação de fazer os últimos km's atrás de alguém que precisa do nosso apoio transforma-nos naquele momento na pessoa mais importante do passeio. Chegar ao final teve um sabor muito intenso, não estava público mas tínhamos um espectador a aplaudir e tínhamos aquela equipa organizativa à nossa espera. Abraços e bocas, fotos e festa, feita por poucos mas com uma alegria que parecia termos acabado em primeiro lugar.
Muito bom.
Para a história fica um percurso que tinha uma dureza conforme a gestão que cada atleta fazia da sua energia. Um circuito em serrote como alguém escreveu, rompe pernas e que se fosse feito de uma forma extemporânea com uma hidratação incorrecta teria consequências desagradáveis.
Tempo fantástico, muito calor, mas prefiro do que ficar durante dois anos a tirar marcas de lama do Jersey. :-)
Abastecimentos suficientes, hidratação excelente de 10 em 10km e nos últimos km teve um intermédio aos 5 finais.
Policiamento fantástico, bombeiros em muitos sítios, escuteiros sem dúvida em número suficiente amigos dos amigos do pedal em ajuda constante, uma palavra especial para as Vassourinhas, TomatuBikers, BTT Joane, ACDAR ao pedal, Artes Movimento que estiveram em grande, na hidratação e no apoio aos atletas.
Para terminar e porque em representação dos Trilhos D'Esmeriz devo sempre lembrar que estão abertas as inscrições para o nosso maravilhoso passeio... Já tinha dito? Ok!! Era só para lembrar, inscrevam-se em:

www.centrosocialdaparoquiadeesmeriz.pt
Ou em:
www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

Voltando ao "para terminar... "Em conclusão resumo a minha participação a uma experiência muito boa, numa perspetiva diferente, que muitos participantes deveriam experienciar, para sentirem o trabalho que estes homens têm para conseguir colocar de pé um evento desta magnitude.

O tempo não foi o mais importante, aliás eu recebi uma medalha de finisher mas na realidade não conclui os 80km, sei que criei uma vertente nova que é os 3/4 de maratona. (Espero que não me peçam a medalha de volta :-()).
Se não tenho parado para ajudar os colegas, teria chegado a tempo de entrar no circuito, e teria feito os 80 km, mas talvez neste momento não tivesse qualquer história interessante para contar. Por isso esta homenagem a todos aqueles que fecham o percurso e a uma equipa fantástica que se junta para fazer estes eventos fantásticos. Amigos do Pedal venham as 24h e as 3h mas antes já sabem Trilhos D'Esmeriz 2014 no dia 08 de junho, Inscrevam-se.


Já agora Marco Simões, se quiseres posso falar com os Trilhos D'Esmeriz e vais a fechar o percurso dos 40 km's. Ahahahahah.

Abraço XTR para todos.

Sem comentários:




Prémio Famabike para a Maior equipa

Vencedora da maior equipa foi a BCG.

TRILHOS D'ESMERIZ NO PROGRAMA DE RÁDIO GRANDES PEDALADAS

Os Trilhos D'Esmeriz têm agora um Jersey oficial.

Este Jersey foi resultado da parceria com a Pacto, todos os interessados em adquirir um Jersey podem fazê-lo através da inscrição no blog do evento.
www.trilhosdesmeriz.blogspot.com
ou através de um e-mail para luismatosseguros@gmail.com
preço a pagar pelo Jersey será de 13€ + iva
Poderão levantar o Jersey no secretariado ou para os pedidos que não seja possível a entrega antes do Passeio serão entregues no Centro Social da Paróquia de Esmeriz ou numa loja perto de si.

Inscrevam-se, Participem,

www.trilhosdesmeriz.blogspot.com


Um dos Brindes dos Trilhos D'Esmeriz 2012. Inscrevam-se.

Um dos Brindes dos Trilhos D'Esmeriz 2012. Inscrevam-se.
[CENTER]www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

Tem surgido algumas questões relativamente à marcação do percurso e podemos desde já adiantar que o mesmo será todo fitado.

Por isso todos aqueles que não gostam de andar atrás de guias e não tem gps, podem inscrever-se nos Trilhos D'Esmeriz 2012, porque não se irão perder.

Inscrevam-se[/CENTER]

Foi já realizado o sorteio da bomba de ar.
O feliz contemplado foi o dorsal 9 - Joaquim Leitão Pereira do Biciatus
Parabéns
Durante a próxima semana vai ser contatado para levantar o prémio nas instalações da Famabike.

Inscrevam-se, Participem,

www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

O título de Maior Equipa está actualmente com Os MarkitosBTT com 9 elementos inscritos.

O título de Maior Equipa está actualmente com Os MarkitosBTT com 9 elementos inscritos.

A CP leva-te aos III Passeio de BTT pelos Trilhos D'Esmeriz

Este ano a CP aceitou o nosso convite e aderiu a esta jornada de solidariedade, oferecendo algumas viagens de Braga e do Porto aos participantes neste passeio e que resolvam vir de comboio. Sem dúvida que este é o meio preferencial de quem faz da bicicleta o seu transporte. Nas longas distâncias e em substituição do automóvel, o transporte gratuito da bicicleta nos comboios da CP estimula a sua utilização.
A CP que aliada ao fato de promover esta mobilidade alternativa vai ajudar a promover este evento, idealizou também o cartaz abaixo para servir esse propósito.

A CP leva-te aos Trilhos D'Esmeriz 2012


III Passeio pelos Trilhos D'Esmeriz 2012

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA III PASSEIO DE BTT PELOS TRILHOS D'ESMERIZ 2012

Trilhos D'Esmeriz 2012


Mais uma vez o ForumBTT é parceiro nesta nossa iniciativa. Muito Obrigado.
Em 2010 foi assim:

FOTOGRAFIAS

As fotos que estão disponíveis, poderão ser descarregadas, a resolução disponivel dá para fazer fotos 10x15. Se alguém estiver interessado em tamanhos superiores poderá contactar os Fotografos, Paula Moreira e Filipe Ezequiel. Os valores das fotos encomendadas serão fornecidos pelos fotografos, não tendo nesta situação o CSPEsmeriz qualquer intervenção.
Pelo trabalho apresentado só podemos estar agradecidos a esta equipa, que de uma forma solidária ofereceu-nos as fotografias disponibilizadas no site. O trabalho destes amantes das fotos não se cingiu ao domingo mas também no sábado estiveram a percorrer os trilhos para encontrarem os melhores sitios.
Bem hajam.

Veja as Fotos dos Trilhos D'Esmeriz 2010

Fotografias da Paula Moreira e do Filipe Ezequiel

Pesquisar neste blogue

Click no dorsal para dar a sua opinião



Para saber as novidades click na imagem


PASSEIO DE BTT BRAGA 2011 - FOTOS

Trilhos D'Esmeriz

Os Trilhos D'Esmeriz foram o mote para a criação deste blog em 2008, em 2009 esteve de licença sabática e em 2010 foi novamente reactivado e remodelado para de novo apoiar a prova que se realizou em Maio deste ano. Agora que já passaram 6 meses após a prova, este site merece que seja divulgada alguma actividade em que os membros organizadores, patrocinadores e amigos que ajudaram à realização do evento participem.

Saudações XTR para todos.
LM

HISTÓRIA DO CAMINHO PRIMITIVO

O Caminho Primitivo, utilizado pelos devotos início do Principado das Astúrias recém-formado, surge como a primeira rota de peregrinação a Compostela.

O Rei Alfonso II el Casto fez a peregrinação desde Oviedo até Santiago no início do século IX por este caminho. Este monarca foi fundamental para a confirmação da origem dos restos humanos em Compostela e fundou a primeira basílica para o culto do Apóstolo. Contribuiu ao mesmo tempo realizando doações e promoveu a criação da primeira comunidade monástica destinada para a adoração do santuário de Santiago.

A cidade de Oviedo, foi o ponto de partida do Caminho Primitivo. A partir desta cidade o caminho era seguro e frequentado e o status só mudou quando Leon se estabeleceu no século X como a capital do reino e acolhendo o presente caminho francês. Entretanto, desde que o valor espiritual desse percurso como uma rota alternativa permaneceu principalmente devido as relíquias da catedral de San Salvador de Oviedo, "Quem vai visitar Santiago e não visita Salvador, vai a casa do criador e não visita o seu senhor", se dizia desde a Idade Média e da Basílica de Lugo com a sua exposição permanente do Santíssimo Sacramento.

Os numerosos hospitais se estabeleceram ao longo de 369 quilómetros deste caminho mostram a sua importância. Eles serviram fundamentalmente para apoiar o peregrino pois se veja obrigado a atravessar zonas de extrema dureza geográfica e climática.

Embora a rota original é Oviedo a Compostela, nós apresentamos a opção de Leon a Oviedo (tomadas pelos peregrinos para visitar San Salvador de Oviedo): Leon, Pola de Gordon, Arbas, Casa Tibigracias, a Ponte Fierros, Campomanes, Pola de Lena, Olloniego, La Manjoya, Oviedo, El Escamplero, San Juan de Villapañada, Salas, Tineo, Pola de Allande, Grandas de Salime, Fonsagrada, Cádavo, Castroverde, Lugo, Palas de Rei, Melide, Arzúa, Arca, Santiago de Compostela (http://galicia.costasur.com/pt/camnio-original.html).

Caros amigos

Os Trilhos D'Esmeriz irão ser percorridos por várias localidades do Concelho de Famalicão e irão existir 2 percursos.

Percurso de 40Km
Dificuldade Fisica/Técnica 4/3
Este percurso será roda livre e orientação por GPS.
Neste percurso poderão participar Individualmente ou preferencialmente em Equipa/Grupo, é obrigatório pelo menos um dos elementos da Equipa/Grupo ter GPS.
Para todos os participantes que não tenham GPS mas queiram participar neste percurso, serão formados grupos de 20 que serão guiados pelo staff da Organização.
Este percurso pode ser feito com o intuito de conseguir reduzir o tempo dos trail markers que está em 2h45m, ou com intuito de usufruir de uma boa domingueira sem stress.

Percurso de 28km
Dificuldade Fisica/Técnica 3/3
Este percurso será guiado, a ritmo de passeio de domingo com reagrupamentos.


Participem, inscrevam-se o CSPEsmeriz agradece.
Saudações Todo Terreno para todos

A OrganizaçãoCSPEsmeriz

INSCRIÇÕES

DONATIVO MINIMO
10,00€
Poderá ser efectuada a inscrição e o pagamento nos seguintes locais:
CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE ESMERIZ
Vila Nova de Famalicão
FAMABIKE
Vila Nova de Famalicão
PROCYCLE
Braga
Incluí:
Logistica
Assistência técnica
Abastecimento
Brindes
Reforço alimentar final

Opção:
SEGURO 2,50€

Trilhos D'Esmeriz
A segunda edição dos "Trilhos d´Esmeriz", organizada pelo Centro Social da Paróquia de Esmeriz, pretende reunir o maior número de participantes e proporcionar a todos um dia de aventura e convívio fantástico à semelhança do que aconteceu no 1º passeio.

Sem descurar a principal razão que está por trás deste passeio, a chama da solidariedade social deverá brilhar novamente fazendo reverter para o Centro Social da Paróquia de Esmeriz os donativos (valor da inscrição) angariados.
Através deste desporto que reúne cada vez mais adeptos, procuramos reinventar formas de ajuda e precisamos de si e dos seus amigos para fazer com que a chama da solidariedade brilhe mais forte do que nunca nos "Trilhos d´Esmeriz".
Juntos vamos perceber que a força é feita da união.
-----
INFORMAÇÕES
Centro Social da Paróquia de Esmeriz
Largo da Igreja - Esmeriz
Vila Nova de Famalicão
HORÁRIOS
Levantamento de dorsais
Secretariado no CSPE
22/05 das 10h00 às 17h00
23/05 das 07h30 às 08h30

Loja FAMABIKE em Famalicão
21/05 e 22/05 em Horário de Abertura

Loja PROCYCLE em Braga
21/05 e 22/05 em Horário de Abertura

Concentração
07h30

Partida
09h00

CONTACTOS
966848500
252331630
trilhosdesmeriz@gmail.com
luismatosseguros@gmail.com
cspesmeriz@mail.telepac.pt

EVENTOS

PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO

PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO


FOTOGRAFIAS TIRADAS PELO MANUEL LOPES QUE ESTÃO SIMPLESMENTE ESPECTACULARES

TRILHOS D´ESMERIZ

O Centro Social da Paróquia de Esmeriz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com sede na Freguesia de Esmeriz, Concelho de Vila Nova de Famalicão. A nossa Missão é promover, num espírito de solidariedade humana, social e cristã, a satisfação das necessidades da população, promovendo em seu favor, várias iniciativas culturais, sociais e recreativas, dando particular atenção à família, infância e terceira idade e às pessoas /famílias mais carenciadas.
Presentemente, a necessidade de criar uma nova sala de pré-escolar tem-se intensificando no sentimento geral da população. Pretendemos assim responder às necessidades de várias famílias residentes em Esmeriz e freguesias circundantes do Concelho que não conseguem a integração dos seus filhos. Estamos solidários com essas famílias e sendo nós uma Instituição sem Fins Lucrativos e de Solidariedade Social iremos avançar com uma obra que nos acarretará muitos custos, mas garantirá a satisfação de muitas pessoas em vários domínios: familiar, social, emprego e educação.
O Passeio de BTT pelos Trilhos D'Esmeriz, é uma de algumas actividades organizadas com o objectivo de angariar verbas que permitirão criar esta nova sala sem tantos custos envolvidos. Precisamos assegurar a continuidade do percurso educativo destas crianças, aumentar a satisfação das famílias criando condições eficazes e capazes de responder às suas necessidades. A concretização desta actividade através de um desporto que cada vez mais adeptos tem reunido, é por si uma aventura no mundo da solidariedade social que convidamos a partilhar.

FOTOS EM PAULO MINISTRO (clique na imagem)