.

.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

InNature e Trilho das Éguas

Esta crónica começa desde já pelos agradecimentos, já que vai ser tão radical que até tenho medo de cair a meio e depois fico sem dentes para agradecer.
Um agradecimento a toda a equipa que nos acompanhou:
Daniel Abreu (irmão do Marco, um dos motoristas do dia);
José Carona (o homem que trata do site e no dia do evento fechava o grupo);
João "Lagoa Azul" (o homem que faz os dorsais e no sábado foi também motorista);
Victor de Chorense que nos recebeu na associação, deu-nos o café da manhã e tratou dos banhos.
Para o João Costa uma palavra especial, quer pelo acompanhamento durante o dia, por todas as explicações que eram preciosas, quer pelo trabalho desenvolvido neste projeto, que de uma forma inteligente envolve as populações locais na defesa do seu património natural, ajudando igualmente a economia local. A alegria com que explica a forma como cada salto foi construído é contagiante, dá-nos vontade de saltar, mas rapidamente caímos na realidade e isolamo-nos do contágio.
Também devemos agradecer a capacidade de desdobramento desta equipa, eles são motoristas, professores, socorristas, fotógrafos, riders e fazem isto tudo com um sorriso na cara e uma paciência, como se tivessem a fazer tudo pela primeira vez.
MUITO OBRIGADO.
Gostaria igualmente. Agradecer á Gondobike que em conjunto com In Nature, organizou este evento e falou com o S Pedro para não chover.
Uma palavra de rápidas melhoras para os dois sinistrados do dia, nada de grave, espero.
Voltando ao passeio, qual o propósito de participar neste evento? Era descer. Ok! Santa Isabel prometia. A chegada a Chorense deu para ver que se tratava de um dia solarengo mas frio.


Por falar em Chorense uma pequena descrição da terra que nos acolheu:


Na ADRC Chorense tínhamos á nossa espera o João Costa e toda a sua equipa.
Na chegada reparamos que as bicicletas que lá estavam eram para um estilo diferente do que estávamos habituados, cotoveleiras, joelheiras e capacetes integrais completavam uma imagem que nos dava alguma insegurança.
Aqui éramos logo descansados pelo João  " não se preocupem, vocês vão se divertir".
Para mim próprio pensava se calhar quem se vai divertir vão ser eles a ver os nossos malhos. :-) A cara do Jorge Freitas espelhava a mesma preocupação que eu tinha, mas não desistíamos, a vontade de descer era muita.
Neste café da manhã também era usada uma linguagem ligeiramente diferente da que estavamos habituados:
Drop's
Gap
Road Gap
Mesa
Hip
River Gap
Wall Ride
Um conjunto de conceitos que se associam ao freeride, enduro e mesmo ao Downhill. Isto prometia!!!


Chegaram entretanto os homens da Gondobike e começou o trabalho da equipa da In Nature. O pormenor da arrumação das bikes era delicioso já que as meninas eram tratadas de uma forma respeitosa, era cobertores ( para não terem frio), era papelões, era tudo do bom e do melhor.


Depois os homens eram distribuídos em dois transportes  e lá subíamos até Santa Isabel.


Aqui montava mos as bikes e subíamos cerca de 1,2 km e chegava-mos ao pinoco de Santa Isabel.

Vídeo da subida para o pinoco.

Era interessante ouvir o gelo a partir quando pisávamos as supostas poças de agua, o frio era tanto que ao tentar fazer uma subida em busca de um prémio, oferecido pelo Joäo Costa, a pureza do oxigénio parecia queimar os pulmões.
Finalmente tínhamos chegado para a foto de família.

Video Foto grupo



Foto participantes.

No cimo daquele monte a sensação de olhar o horizonte dá-nos a verdadeira noção da nossa pequena dimensão perante a natureza. Começou a festa  e aqui os vídeos são o que melhor descreve  as sensações provocadas.

Video salto na descida para a mesa

Video do segundo salto antes da mesa

Neste último vídeo acabei por fazer um salto sem querer num "nano river gap", mas que provocou uma sensação de ... cagaço já que inesperadamente, sem grande velocidade atravessei de uma margem para outra do nano river. É importante referir que as duas margens distavam de distância cerca de 90 (c)m. :-) Brutal!!!

A meio da descida apanhamos o salto que a sequência de fotos abaixo documenta. Acho que foi único feito em condições minimamente aceitáveis :-)





Trilho das éguas, não! não é um nome que foi dado ao trilho porque aqui passaram muitas éguas. Foi mesmo o nome que eu dei ao Trilho porque durante os vários saltos, fiz várias éguas. Aqui vai dois videos e uma foto:



Reparem no curso completamente esgotado da suspensão da frente


Na Geira Romana acabamos por realizar um percurso simples, mas que a beleza acompanha-nos assim como a água, que abunda quer no caminho quer nas encostas, formando cascatas naturais que tornam o ambiente idílico. Delirante.
A partir daqui iniciávamos uma descida espectacular onde me permiti a realizar a quarta égua. Mas vejam o vídeo


Esta descida terminava no restaurante Pescador, onde fomos brindados com um lanche que incluindo várias iguarias, tais como bolos, marmelada, pão, queijo, fiambre e diversas bebidas entre outras coisas. Café no final e novamente a equipa da In Nature, iniciava o trabalho de armazenamento das bikes.
Nova subida e novos enjoos no final que dava estas imagens do Freitas a fazer uma nebulização seca para ficar mais bem disposto.


Esta segunda descida a opção foi o percurso verde até meio da descida e posso dizer que apesar de mais rolante é o trail puro, a área que eu gosto. A meio foram prestados cuidados de Enfermagem e lá estava a equipa pronta para receber e transportar o colega para a base. A equipa está sempre pronta para os imprevistos.
O trabalho do José Carona a fechar o percurso foi fundamental já que nesta segunda descida ficamos para trás e ele foi sempre a acompanhar-nos até chorense.
A parte final do percurso na Geira Romana era no sentido contrário, onde seguiamos até ao coreto e fazíamos uma descida fantástica por trilhos entre casas e caminhos rurais.
Não posso terminar sem falar no road Gap, bem olhando para a rampa de lançamento, a sensação que transmite é que se eu o fizesse de certeza que a esta hora ainda estava a retirar a pedaleira do chão. Dizem os entendidos que a forma como o mesmo está feito permite um salto fantástico e que o facto da receção ser no sentido descendente é favorável ao sucesso. Bem na minha opinião o salto iria permitir que eu fizesse uma égua encarpada com mortal quando aterrasse no chão. .-(
Aqueles que fizeram o salto pela primeira vez pareciam meninos a quem lhe tinham dado um brinquedo pela primeira vez eles eram fives para uns e para outros, um deslumbramento que só visto. Quase dava vontade de ir experimentar, mas fui salvo pelo João que disse "temos que ir embora que se está a fazer tarde e ainda temos mais uma descida para fazer" logicamente aproveitei a deixa e fui-me embora. ;-)
Os 20€ que paguei incluiram:
2 transportes para o cimo de Santa Isabel;
Parque;
2 descidas com apoio e aconselhamento;
Reforço alimentar abastado a meio da 1ª descida;
Banhos aos riders e às meninas;
e Almoço que no final daquelas duas descidas estava muito bom, sobremesa e café e uma conversa ao sol para acabar em beleza.
O sol merece uma palavra da nossa parte, divinal.
Meus amigos vou voltar algumas vezes porque é sinónimo de um dia bem passado.

Abraço XTR



1 comentário:

João Costa disse...

Bem Luís, já fomos muitas vezes elogiados, e já figuramos em vários blogs e sites, mas nunca nos tinham prestado tamanha homenagem, acredita que as tuas palavras são o combustivel da nossa máquina produtora de trilhos. Espero em nome do projecto InNature, poder melhorar ainda mais estes trilhos. Pelo menos mantê-los. Muito obrigado Luís, espero em breve poder repetir a dose com voçês, com ou sem evento organizado.

Prémio Famabike para a Maior equipa

Vencedora da maior equipa foi a BCG.

TRILHOS D'ESMERIZ NO PROGRAMA DE RÁDIO GRANDES PEDALADAS

Os Trilhos D'Esmeriz têm agora um Jersey oficial.

Este Jersey foi resultado da parceria com a Pacto, todos os interessados em adquirir um Jersey podem fazê-lo através da inscrição no blog do evento.
www.trilhosdesmeriz.blogspot.com
ou através de um e-mail para luismatosseguros@gmail.com
preço a pagar pelo Jersey será de 13€ + iva
Poderão levantar o Jersey no secretariado ou para os pedidos que não seja possível a entrega antes do Passeio serão entregues no Centro Social da Paróquia de Esmeriz ou numa loja perto de si.

Inscrevam-se, Participem,

www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

Um dos Brindes dos Trilhos D'Esmeriz 2012. Inscrevam-se.

Um dos Brindes dos Trilhos D'Esmeriz 2012. Inscrevam-se.
[CENTER]www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

Tem surgido algumas questões relativamente à marcação do percurso e podemos desde já adiantar que o mesmo será todo fitado.

Por isso todos aqueles que não gostam de andar atrás de guias e não tem gps, podem inscrever-se nos Trilhos D'Esmeriz 2012, porque não se irão perder.

Inscrevam-se[/CENTER]
Foi já realizado o sorteio da bomba de ar.
O feliz contemplado foi o dorsal 9 - Joaquim Leitão Pereira do Biciatus
Parabéns
Durante a próxima semana vai ser contatado para levantar o prémio nas instalações da Famabike.

Inscrevam-se, Participem,

www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

O título de Maior Equipa está actualmente com Os MarkitosBTT com 9 elementos inscritos.

O título de Maior Equipa está actualmente com Os MarkitosBTT com 9 elementos inscritos.

A CP leva-te aos III Passeio de BTT pelos Trilhos D'Esmeriz

Este ano a CP aceitou o nosso convite e aderiu a esta jornada de solidariedade, oferecendo algumas viagens de Braga e do Porto aos participantes neste passeio e que resolvam vir de comboio. Sem dúvida que este é o meio preferencial de quem faz da bicicleta o seu transporte. Nas longas distâncias e em substituição do automóvel, o transporte gratuito da bicicleta nos comboios da CP estimula a sua utilização.
A CP que aliada ao fato de promover esta mobilidade alternativa vai ajudar a promover este evento, idealizou também o cartaz abaixo para servir esse propósito.

A CP leva-te aos Trilhos D'Esmeriz 2012

III Passeio pelos Trilhos D'Esmeriz 2012

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA III PASSEIO DE BTT PELOS TRILHOS D'ESMERIZ 2012

Trilhos D'Esmeriz 2012


Mais uma vez o ForumBTT é parceiro nesta nossa iniciativa. Muito Obrigado.
Em 2010 foi assim:

FOTOGRAFIAS

As fotos que estão disponíveis, poderão ser descarregadas, a resolução disponivel dá para fazer fotos 10x15. Se alguém estiver interessado em tamanhos superiores poderá contactar os Fotografos, Paula Moreira e Filipe Ezequiel. Os valores das fotos encomendadas serão fornecidos pelos fotografos, não tendo nesta situação o CSPEsmeriz qualquer intervenção.
Pelo trabalho apresentado só podemos estar agradecidos a esta equipa, que de uma forma solidária ofereceu-nos as fotografias disponibilizadas no site. O trabalho destes amantes das fotos não se cingiu ao domingo mas também no sábado estiveram a percorrer os trilhos para encontrarem os melhores sitios.
Bem hajam.

Veja as Fotos dos Trilhos D'Esmeriz 2010

Fotografias da Paula Moreira e do Filipe Ezequiel

Pesquisar neste blogue

Click no dorsal para dar a sua opinião

Para saber as novidades click na imagem

PASSEIO DE BTT BRAGA 2011 - FOTOS

Trilhos D'Esmeriz

Os Trilhos D'Esmeriz foram o mote para a criação deste blog em 2008, em 2009 esteve de licença sabática e em 2010 foi novamente reactivado e remodelado para de novo apoiar a prova que se realizou em Maio deste ano. Agora que já passaram 6 meses após a prova, este site merece que seja divulgada alguma actividade em que os membros organizadores, patrocinadores e amigos que ajudaram à realização do evento participem.

Saudações XTR para todos.
LM

HISTÓRIA DO CAMINHO PRIMITIVO

O Caminho Primitivo, utilizado pelos devotos início do Principado das Astúrias recém-formado, surge como a primeira rota de peregrinação a Compostela.

O Rei Alfonso II el Casto fez a peregrinação desde Oviedo até Santiago no início do século IX por este caminho. Este monarca foi fundamental para a confirmação da origem dos restos humanos em Compostela e fundou a primeira basílica para o culto do Apóstolo. Contribuiu ao mesmo tempo realizando doações e promoveu a criação da primeira comunidade monástica destinada para a adoração do santuário de Santiago.

A cidade de Oviedo, foi o ponto de partida do Caminho Primitivo. A partir desta cidade o caminho era seguro e frequentado e o status só mudou quando Leon se estabeleceu no século X como a capital do reino e acolhendo o presente caminho francês. Entretanto, desde que o valor espiritual desse percurso como uma rota alternativa permaneceu principalmente devido as relíquias da catedral de San Salvador de Oviedo, "Quem vai visitar Santiago e não visita Salvador, vai a casa do criador e não visita o seu senhor", se dizia desde a Idade Média e da Basílica de Lugo com a sua exposição permanente do Santíssimo Sacramento.

Os numerosos hospitais se estabeleceram ao longo de 369 quilómetros deste caminho mostram a sua importância. Eles serviram fundamentalmente para apoiar o peregrino pois se veja obrigado a atravessar zonas de extrema dureza geográfica e climática.

Embora a rota original é Oviedo a Compostela, nós apresentamos a opção de Leon a Oviedo (tomadas pelos peregrinos para visitar San Salvador de Oviedo): Leon, Pola de Gordon, Arbas, Casa Tibigracias, a Ponte Fierros, Campomanes, Pola de Lena, Olloniego, La Manjoya, Oviedo, El Escamplero, San Juan de Villapañada, Salas, Tineo, Pola de Allande, Grandas de Salime, Fonsagrada, Cádavo, Castroverde, Lugo, Palas de Rei, Melide, Arzúa, Arca, Santiago de Compostela (http://galicia.costasur.com/pt/camnio-original.html).
Caros amigos

Os Trilhos D'Esmeriz irão ser percorridos por várias localidades do Concelho de Famalicão e irão existir 2 percursos.

Percurso de 40Km
Dificuldade Fisica/Técnica 4/3
Este percurso será roda livre e orientação por GPS.
Neste percurso poderão participar Individualmente ou preferencialmente em Equipa/Grupo, é obrigatório pelo menos um dos elementos da Equipa/Grupo ter GPS.
Para todos os participantes que não tenham GPS mas queiram participar neste percurso, serão formados grupos de 20 que serão guiados pelo staff da Organização.
Este percurso pode ser feito com o intuito de conseguir reduzir o tempo dos trail markers que está em 2h45m, ou com intuito de usufruir de uma boa domingueira sem stress.

Percurso de 28km
Dificuldade Fisica/Técnica 3/3
Este percurso será guiado, a ritmo de passeio de domingo com reagrupamentos.


Participem, inscrevam-se o CSPEsmeriz agradece.
Saudações Todo Terreno para todos

A OrganizaçãoCSPEsmeriz

INSCRIÇÕES

DONATIVO MINIMO
10,00€
Poderá ser efectuada a inscrição e o pagamento nos seguintes locais:
CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE ESMERIZ
Vila Nova de Famalicão
FAMABIKE
Vila Nova de Famalicão
PROCYCLE
Braga
Incluí:
Logistica
Assistência técnica
Abastecimento
Brindes
Reforço alimentar final

Opção:
SEGURO 2,50€
Trilhos D'Esmeriz
A segunda edição dos "Trilhos d´Esmeriz", organizada pelo Centro Social da Paróquia de Esmeriz, pretende reunir o maior número de participantes e proporcionar a todos um dia de aventura e convívio fantástico à semelhança do que aconteceu no 1º passeio.

Sem descurar a principal razão que está por trás deste passeio, a chama da solidariedade social deverá brilhar novamente fazendo reverter para o Centro Social da Paróquia de Esmeriz os donativos (valor da inscrição) angariados.
Através deste desporto que reúne cada vez mais adeptos, procuramos reinventar formas de ajuda e precisamos de si e dos seus amigos para fazer com que a chama da solidariedade brilhe mais forte do que nunca nos "Trilhos d´Esmeriz".
Juntos vamos perceber que a força é feita da união.
-----
INFORMAÇÕES
Centro Social da Paróquia de Esmeriz
Largo da Igreja - Esmeriz
Vila Nova de Famalicão
HORÁRIOS
Levantamento de dorsais
Secretariado no CSPE
22/05 das 10h00 às 17h00
23/05 das 07h30 às 08h30

Loja FAMABIKE em Famalicão
21/05 e 22/05 em Horário de Abertura

Loja PROCYCLE em Braga
21/05 e 22/05 em Horário de Abertura

Concentração
07h30

Partida
09h00

CONTACTOS
966848500
252331630
trilhosdesmeriz@gmail.com
luismatosseguros@gmail.com
cspesmeriz@mail.telepac.pt

EVENTOS

PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO

PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO

FOTOGRAFIAS TIRADAS PELO MANUEL LOPES QUE ESTÃO SIMPLESMENTE ESPECTACULARES

TRILHOS D´ESMERIZ

O Centro Social da Paróquia de Esmeriz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com sede na Freguesia de Esmeriz, Concelho de Vila Nova de Famalicão. A nossa Missão é promover, num espírito de solidariedade humana, social e cristã, a satisfação das necessidades da população, promovendo em seu favor, várias iniciativas culturais, sociais e recreativas, dando particular atenção à família, infância e terceira idade e às pessoas /famílias mais carenciadas.
Presentemente, a necessidade de criar uma nova sala de pré-escolar tem-se intensificando no sentimento geral da população. Pretendemos assim responder às necessidades de várias famílias residentes em Esmeriz e freguesias circundantes do Concelho que não conseguem a integração dos seus filhos. Estamos solidários com essas famílias e sendo nós uma Instituição sem Fins Lucrativos e de Solidariedade Social iremos avançar com uma obra que nos acarretará muitos custos, mas garantirá a satisfação de muitas pessoas em vários domínios: familiar, social, emprego e educação.
O Passeio de BTT pelos Trilhos D'Esmeriz, é uma de algumas actividades organizadas com o objectivo de angariar verbas que permitirão criar esta nova sala sem tantos custos envolvidos. Precisamos assegurar a continuidade do percurso educativo destas crianças, aumentar a satisfação das famílias criando condições eficazes e capazes de responder às suas necessidades. A concretização desta actividade através de um desporto que cada vez mais adeptos tem reunido, é por si uma aventura no mundo da solidariedade social que convidamos a partilhar.

FOTOS EM PAULO MINISTRO (clique na imagem)