.

.

segunda-feira, 7 de março de 2016


Antes de começar a crónica do Duatlo de Famalicão vou aguardar que façam a vossa inscrição nos Trilhos D'Esmeriz 2016, que vai decorrer no dia 29 de Maio.

Façam a vossa inscrição em:

www.centrosocialdaparoquiadeesmeriz.pt


No mês de Maio não percam esta festa do BTT e da Solidariedade, onde impera o convívio regado pelas delicias gastronómicas e pelas belas paisagens naturais.

DUATLO DE FAMALICÃO 2016



Começamos por este cartaz fantástico cujo grafismo diz muito do nível organizativo e da qualidade que este evento já representa para a cidade de Famalicão.
Depois, pela capacidade que esta equipa dos Amigos do Pedal de Famalicão (AdP) tem em publicitar o evento, trabalhar o mesmo, conseguir números de inscrições sem igual, mesmo com múltiplos eventos em cidades da região minhota, conseguir receber toda esta gente de uma forma simpática, motivadora e com um profissionalismo sem igual. Uma palavra para a equipa da Federação de Triatlo de Portugal que tem uma presença fantástica ajudando de uma forma célere todos aqueles que não estão habituados a estas andanças.
Nota-se prazer naquilo que fazem.
Um dos elementos da Federação que me ajudou na escolha do lugar.

O parque fechado é sem dúvida uma das imagens de marca do Duatlo, apresenta-se vazio e de repente parece mais um parque de uma qualquer loja de bikes.




Aqui a adrenalina começa a aumentar e apesar de não estar presente para lutar pelos lugares cimeiros tento pelo menos melhorar o tempo do ano anterior.
Este ano, tal como em anos anteriores, tinha em mente iniciar a preparação de corrida, logo em Janeiro. O cliché que se usa muitas vezes, "O tempo voa", no meu caso aplicou-se que nem uma luva. Iniciei a preparação no dia 03 ... 
... de Março.
Pensei, se quero fazer o Duatlo e conseguir na semana seguinte descer as escadas, o melhor é fazer na quinta feira, antes da prova, uma corridita, as pernas vão doer na sexta e no sábado e assim no domingo termino a dor com mais carga. No futebol tinha um treinador que dizia que a dor de burro só desaparecia com mais corrida. Segui essa máxima. Resultados? Não sei, no final da próxima semana digo-vos alguma coisa.
Para terminar a preparação e porque a alimentação é talvez dos pilares mais importantes de um atleta, fui a um baptizado no sábado, que acabou por ser importante na forma como ingeri proteínas e hidratos de carbono, ;-) suficientes para aguentar uma prova.
No meio de todas estas decisões ainda consegui convencer o Avelino Sousa a fazer parceria com a Liliana Alves, a realizar a prova em Dupla.


A medicina 4ºPiso Ala D do Hospital de Braga estava bem representada assim como os Trilhos D'Esmeriz.
A Liliana Alves foi uma escolha fácil já que anda a treinar para realizar uma meia maratona e por esse motivo a corrida para ela não era complicada.
No Padock apareciam muitas caras conhecidas, amigos do BTT e amigos do Centro Social da Paróquia de Esmeriz. De vez em quando ouvia-se "EU GOSTAVA ERA DE UMA BOLA DE BERLIM", eu lá tinha que responder:
"É NO DIA 29 DE MAIO, INSCREVE-TE QUE COMES AS MELHORES BOLAS DE BERLIM DO MUNDO INTEIRO E ARREDORES, VAI AO SITE DO CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE ESMERIZ E INSCREVE-TE"


A Liliana também ficava espantada com a quantidade de gente que a cumprimentava. Muitas das pessoas ela não as conhecia, eu respondia-lhe " não te conhecem a ti, conhecem é o Jersey" :-)


A foto antes de começar a corrida, eu aqui já tinha avisado a Liliana que não ia entrar em loucuras por isso ela podia ir no ritmo dela que não precisava de esperar por mim.


A corrida iniciava à hora marcada e começava o meu martírio, a Liliana lá ia abrandando e eu acelerando, de tal forma que comecei a ver a minha vidinha a andar para trás. A este ritmo acho que nem chego ao parque fechado e já nos Bombeiros larguei as amarras à Liliana e ela lá partiu. Eu no meu ritmo fui mantendo a posição. modesta mas honesta e lá terminei os 5Km, fiquei agradavelmente surpreso pelas sensações.
Sem dificuldade arranquei para o segmento de BTT.


Este segmento iniciava com uma subida que metia respeito mas era a única subida digna deste nome.



O sorriso nunca fugia e aqui gostava de agradecer a todas as pessoas que estavam na pista a incentivar e a puxar pelos atletas. Nós que estávamos a participar sentíamos aquela força, aquele berro que nos fazia aumentar a cadência.
Este segmento de BTT, e estando no 6ºDuatlo não esperava uma diferença muito grande para os anteriores, já que a zona que iríamos percorrer era mais ou menos a mesma, os anteriores eram percursos bonitos e por essa razão não era fácil para a organização inovar.
Engano puro, posso dizer que já fui a muitos eventos dos amigos do Pedal e este percurso era, sem sombra de dúvida, um dos meus Top 3, a passagem pela vinha, o singletrack do Pinhal, mesmo a zona da passadeira vermelha que terminava com outro singletrack, o bosque junto da Quinta do Xisto, até a zona da Lama era fantástica.
A fluidez do percurso, a seu desenho, as zonas belas que dava vontade de parar para tirar umas fotos. Aliás dexo-vos aqui umas fotos para verem do que falo:










Como podem ver, zonas lindíssimas.




Para terminar voltávamos ao parque da cidade para perfazer os 2,5 Km de corrida. Mais uma vez a transição, ao contrário de anos anteriores, não foi complicada mas sempre a um ritmo lento de acordo com as minhas capacidades.

A chegada Liliana Alves com um excelente lugar classificativo, 27º lugar em cerca de 40 equipas foi muito bom. Parabéns para o Avelino Sousa que fez o segmento de BTT e conseguiram um excelente resultado.


A minha chegada da corrida de 2,5 Km foi pacifica tendo atingido o meu objetivo reduzir o tempo de 2014:

Em 2014 2:31'50''



Em 2016 1:56'20''




Para terminar uma palavra de louvor para esta equipa organizativa que teima em superar-se, faz sempre bem e melhor e por essa razão este é o maior Duatlo português.

PARABÉNS

Já agoram não se esqueçam de se inscreverem nos Trilhos D'Esmeriz 2016.




Sem comentários:




Prémio Famabike para a Maior equipa

Vencedora da maior equipa foi a BCG.

TRILHOS D'ESMERIZ NO PROGRAMA DE RÁDIO GRANDES PEDALADAS

Os Trilhos D'Esmeriz têm agora um Jersey oficial.

Este Jersey foi resultado da parceria com a Pacto, todos os interessados em adquirir um Jersey podem fazê-lo através da inscrição no blog do evento.
www.trilhosdesmeriz.blogspot.com
ou através de um e-mail para luismatosseguros@gmail.com
preço a pagar pelo Jersey será de 13€ + iva
Poderão levantar o Jersey no secretariado ou para os pedidos que não seja possível a entrega antes do Passeio serão entregues no Centro Social da Paróquia de Esmeriz ou numa loja perto de si.

Inscrevam-se, Participem,

www.trilhosdesmeriz.blogspot.com


Um dos Brindes dos Trilhos D'Esmeriz 2012. Inscrevam-se.

Um dos Brindes dos Trilhos D'Esmeriz 2012. Inscrevam-se.
[CENTER]www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

Tem surgido algumas questões relativamente à marcação do percurso e podemos desde já adiantar que o mesmo será todo fitado.

Por isso todos aqueles que não gostam de andar atrás de guias e não tem gps, podem inscrever-se nos Trilhos D'Esmeriz 2012, porque não se irão perder.

Inscrevam-se[/CENTER]

Foi já realizado o sorteio da bomba de ar.
O feliz contemplado foi o dorsal 9 - Joaquim Leitão Pereira do Biciatus
Parabéns
Durante a próxima semana vai ser contatado para levantar o prémio nas instalações da Famabike.

Inscrevam-se, Participem,

www.trilhosdesmeriz.blogspot.com

O título de Maior Equipa está actualmente com Os MarkitosBTT com 9 elementos inscritos.

O título de Maior Equipa está actualmente com Os MarkitosBTT com 9 elementos inscritos.

A CP leva-te aos III Passeio de BTT pelos Trilhos D'Esmeriz

Este ano a CP aceitou o nosso convite e aderiu a esta jornada de solidariedade, oferecendo algumas viagens de Braga e do Porto aos participantes neste passeio e que resolvam vir de comboio. Sem dúvida que este é o meio preferencial de quem faz da bicicleta o seu transporte. Nas longas distâncias e em substituição do automóvel, o transporte gratuito da bicicleta nos comboios da CP estimula a sua utilização.
A CP que aliada ao fato de promover esta mobilidade alternativa vai ajudar a promover este evento, idealizou também o cartaz abaixo para servir esse propósito.

A CP leva-te aos Trilhos D'Esmeriz 2012


III Passeio pelos Trilhos D'Esmeriz 2012

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA III PASSEIO DE BTT PELOS TRILHOS D'ESMERIZ 2012

Trilhos D'Esmeriz 2012


Mais uma vez o ForumBTT é parceiro nesta nossa iniciativa. Muito Obrigado.
Em 2010 foi assim:

FOTOGRAFIAS

As fotos que estão disponíveis, poderão ser descarregadas, a resolução disponivel dá para fazer fotos 10x15. Se alguém estiver interessado em tamanhos superiores poderá contactar os Fotografos, Paula Moreira e Filipe Ezequiel. Os valores das fotos encomendadas serão fornecidos pelos fotografos, não tendo nesta situação o CSPEsmeriz qualquer intervenção.
Pelo trabalho apresentado só podemos estar agradecidos a esta equipa, que de uma forma solidária ofereceu-nos as fotografias disponibilizadas no site. O trabalho destes amantes das fotos não se cingiu ao domingo mas também no sábado estiveram a percorrer os trilhos para encontrarem os melhores sitios.
Bem hajam.

Veja as Fotos dos Trilhos D'Esmeriz 2010

Fotografias da Paula Moreira e do Filipe Ezequiel

Pesquisar neste blogue

Click no dorsal para dar a sua opinião



Para saber as novidades click na imagem


PASSEIO DE BTT BRAGA 2011 - FOTOS

Trilhos D'Esmeriz

Os Trilhos D'Esmeriz foram o mote para a criação deste blog em 2008, em 2009 esteve de licença sabática e em 2010 foi novamente reactivado e remodelado para de novo apoiar a prova que se realizou em Maio deste ano. Agora que já passaram 6 meses após a prova, este site merece que seja divulgada alguma actividade em que os membros organizadores, patrocinadores e amigos que ajudaram à realização do evento participem.

Saudações XTR para todos.
LM

HISTÓRIA DO CAMINHO PRIMITIVO

O Caminho Primitivo, utilizado pelos devotos início do Principado das Astúrias recém-formado, surge como a primeira rota de peregrinação a Compostela.

O Rei Alfonso II el Casto fez a peregrinação desde Oviedo até Santiago no início do século IX por este caminho. Este monarca foi fundamental para a confirmação da origem dos restos humanos em Compostela e fundou a primeira basílica para o culto do Apóstolo. Contribuiu ao mesmo tempo realizando doações e promoveu a criação da primeira comunidade monástica destinada para a adoração do santuário de Santiago.

A cidade de Oviedo, foi o ponto de partida do Caminho Primitivo. A partir desta cidade o caminho era seguro e frequentado e o status só mudou quando Leon se estabeleceu no século X como a capital do reino e acolhendo o presente caminho francês. Entretanto, desde que o valor espiritual desse percurso como uma rota alternativa permaneceu principalmente devido as relíquias da catedral de San Salvador de Oviedo, "Quem vai visitar Santiago e não visita Salvador, vai a casa do criador e não visita o seu senhor", se dizia desde a Idade Média e da Basílica de Lugo com a sua exposição permanente do Santíssimo Sacramento.

Os numerosos hospitais se estabeleceram ao longo de 369 quilómetros deste caminho mostram a sua importância. Eles serviram fundamentalmente para apoiar o peregrino pois se veja obrigado a atravessar zonas de extrema dureza geográfica e climática.

Embora a rota original é Oviedo a Compostela, nós apresentamos a opção de Leon a Oviedo (tomadas pelos peregrinos para visitar San Salvador de Oviedo): Leon, Pola de Gordon, Arbas, Casa Tibigracias, a Ponte Fierros, Campomanes, Pola de Lena, Olloniego, La Manjoya, Oviedo, El Escamplero, San Juan de Villapañada, Salas, Tineo, Pola de Allande, Grandas de Salime, Fonsagrada, Cádavo, Castroverde, Lugo, Palas de Rei, Melide, Arzúa, Arca, Santiago de Compostela (http://galicia.costasur.com/pt/camnio-original.html).

Caros amigos

Os Trilhos D'Esmeriz irão ser percorridos por várias localidades do Concelho de Famalicão e irão existir 2 percursos.

Percurso de 40Km
Dificuldade Fisica/Técnica 4/3
Este percurso será roda livre e orientação por GPS.
Neste percurso poderão participar Individualmente ou preferencialmente em Equipa/Grupo, é obrigatório pelo menos um dos elementos da Equipa/Grupo ter GPS.
Para todos os participantes que não tenham GPS mas queiram participar neste percurso, serão formados grupos de 20 que serão guiados pelo staff da Organização.
Este percurso pode ser feito com o intuito de conseguir reduzir o tempo dos trail markers que está em 2h45m, ou com intuito de usufruir de uma boa domingueira sem stress.

Percurso de 28km
Dificuldade Fisica/Técnica 3/3
Este percurso será guiado, a ritmo de passeio de domingo com reagrupamentos.


Participem, inscrevam-se o CSPEsmeriz agradece.
Saudações Todo Terreno para todos

A OrganizaçãoCSPEsmeriz

INSCRIÇÕES

DONATIVO MINIMO
10,00€
Poderá ser efectuada a inscrição e o pagamento nos seguintes locais:
CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE ESMERIZ
Vila Nova de Famalicão
FAMABIKE
Vila Nova de Famalicão
PROCYCLE
Braga
Incluí:
Logistica
Assistência técnica
Abastecimento
Brindes
Reforço alimentar final

Opção:
SEGURO 2,50€

Trilhos D'Esmeriz
A segunda edição dos "Trilhos d´Esmeriz", organizada pelo Centro Social da Paróquia de Esmeriz, pretende reunir o maior número de participantes e proporcionar a todos um dia de aventura e convívio fantástico à semelhança do que aconteceu no 1º passeio.

Sem descurar a principal razão que está por trás deste passeio, a chama da solidariedade social deverá brilhar novamente fazendo reverter para o Centro Social da Paróquia de Esmeriz os donativos (valor da inscrição) angariados.
Através deste desporto que reúne cada vez mais adeptos, procuramos reinventar formas de ajuda e precisamos de si e dos seus amigos para fazer com que a chama da solidariedade brilhe mais forte do que nunca nos "Trilhos d´Esmeriz".
Juntos vamos perceber que a força é feita da união.
-----
INFORMAÇÕES
Centro Social da Paróquia de Esmeriz
Largo da Igreja - Esmeriz
Vila Nova de Famalicão
HORÁRIOS
Levantamento de dorsais
Secretariado no CSPE
22/05 das 10h00 às 17h00
23/05 das 07h30 às 08h30

Loja FAMABIKE em Famalicão
21/05 e 22/05 em Horário de Abertura

Loja PROCYCLE em Braga
21/05 e 22/05 em Horário de Abertura

Concentração
07h30

Partida
09h00

CONTACTOS
966848500
252331630
trilhosdesmeriz@gmail.com
luismatosseguros@gmail.com
cspesmeriz@mail.telepac.pt

EVENTOS

PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO

PEDIDOS DE DIVULGAÇÃO


FOTOGRAFIAS TIRADAS PELO MANUEL LOPES QUE ESTÃO SIMPLESMENTE ESPECTACULARES

TRILHOS D´ESMERIZ

O Centro Social da Paróquia de Esmeriz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com sede na Freguesia de Esmeriz, Concelho de Vila Nova de Famalicão. A nossa Missão é promover, num espírito de solidariedade humana, social e cristã, a satisfação das necessidades da população, promovendo em seu favor, várias iniciativas culturais, sociais e recreativas, dando particular atenção à família, infância e terceira idade e às pessoas /famílias mais carenciadas.
Presentemente, a necessidade de criar uma nova sala de pré-escolar tem-se intensificando no sentimento geral da população. Pretendemos assim responder às necessidades de várias famílias residentes em Esmeriz e freguesias circundantes do Concelho que não conseguem a integração dos seus filhos. Estamos solidários com essas famílias e sendo nós uma Instituição sem Fins Lucrativos e de Solidariedade Social iremos avançar com uma obra que nos acarretará muitos custos, mas garantirá a satisfação de muitas pessoas em vários domínios: familiar, social, emprego e educação.
O Passeio de BTT pelos Trilhos D'Esmeriz, é uma de algumas actividades organizadas com o objectivo de angariar verbas que permitirão criar esta nova sala sem tantos custos envolvidos. Precisamos assegurar a continuidade do percurso educativo destas crianças, aumentar a satisfação das famílias criando condições eficazes e capazes de responder às suas necessidades. A concretização desta actividade através de um desporto que cada vez mais adeptos tem reunido, é por si uma aventura no mundo da solidariedade social que convidamos a partilhar.

FOTOS EM PAULO MINISTRO (clique na imagem)