Antes de começar a crónica do Duatlo de Famalicão vou aguardar que façam a vossa inscrição nos Trilhos D'Esmeriz 2016, que vai decorrer no dia 29 de Maio.
Façam a vossa inscrição em:
www.centrosocialdaparoquiadeesmeriz.pt
No mês de Maio não percam esta festa do BTT e da Solidariedade, onde impera o convívio regado pelas delicias gastronómicas e pelas belas paisagens naturais.
DUATLO DE FAMALICÃO 2016
Começamos por este cartaz fantástico cujo grafismo diz muito do nível organizativo e da qualidade que este evento já representa para a cidade de Famalicão.
Depois, pela capacidade que esta equipa dos Amigos do Pedal de Famalicão (AdP) tem em publicitar o evento, trabalhar o mesmo, conseguir números de inscrições sem igual, mesmo com múltiplos eventos em cidades da região minhota, conseguir receber toda esta gente de uma forma simpática, motivadora e com um profissionalismo sem igual. Uma palavra para a equipa da Federação de Triatlo de Portugal que tem uma presença fantástica ajudando de uma forma célere todos aqueles que não estão habituados a estas andanças.
Nota-se prazer naquilo que fazem.
Um dos elementos da Federação que me ajudou na escolha do lugar. |
O parque fechado é sem dúvida uma das imagens de marca do Duatlo, apresenta-se vazio e de repente parece mais um parque de uma qualquer loja de bikes.
Aqui a adrenalina começa a aumentar e apesar de não estar presente para lutar pelos lugares cimeiros tento pelo menos melhorar o tempo do ano anterior.
Este ano, tal como em anos anteriores, tinha em mente iniciar a preparação de corrida, logo em Janeiro. O cliché que se usa muitas vezes, "O tempo voa", no meu caso aplicou-se que nem uma luva. Iniciei a preparação no dia 03 ...
... de Março.
Pensei, se quero fazer o Duatlo e conseguir na semana seguinte descer as escadas, o melhor é fazer na quinta feira, antes da prova, uma corridita, as pernas vão doer na sexta e no sábado e assim no domingo termino a dor com mais carga. No futebol tinha um treinador que dizia que a dor de burro só desaparecia com mais corrida. Segui essa máxima. Resultados? Não sei, no final da próxima semana digo-vos alguma coisa.
Para terminar a preparação e porque a alimentação é talvez dos pilares mais importantes de um atleta, fui a um baptizado no sábado, que acabou por ser importante na forma como ingeri proteínas e hidratos de carbono, ;-) suficientes para aguentar uma prova.
No meio de todas estas decisões ainda consegui convencer o Avelino Sousa a fazer parceria com a Liliana Alves, a realizar a prova em Dupla.
A medicina 4ºPiso Ala D do Hospital de Braga estava bem representada assim como os Trilhos D'Esmeriz.
A Liliana Alves foi uma escolha fácil já que anda a treinar para realizar uma meia maratona e por esse motivo a corrida para ela não era complicada.
No Padock apareciam muitas caras conhecidas, amigos do BTT e amigos do Centro Social da Paróquia de Esmeriz. De vez em quando ouvia-se "EU GOSTAVA ERA DE UMA BOLA DE BERLIM", eu lá tinha que responder:
"É NO DIA 29 DE MAIO, INSCREVE-TE QUE COMES AS MELHORES BOLAS DE BERLIM DO MUNDO INTEIRO E ARREDORES, VAI AO SITE DO CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE ESMERIZ E INSCREVE-TE"
A Liliana também ficava espantada com a quantidade de gente que a cumprimentava. Muitas das pessoas ela não as conhecia, eu respondia-lhe " não te conhecem a ti, conhecem é o Jersey" :-)
A foto antes de começar a corrida, eu aqui já tinha avisado a Liliana que não ia entrar em loucuras por isso ela podia ir no ritmo dela que não precisava de esperar por mim.
A corrida iniciava à hora marcada e começava o meu martírio, a Liliana lá ia abrandando e eu acelerando, de tal forma que comecei a ver a minha vidinha a andar para trás. A este ritmo acho que nem chego ao parque fechado e já nos Bombeiros larguei as amarras à Liliana e ela lá partiu. Eu no meu ritmo fui mantendo a posição. modesta mas honesta e lá terminei os 5Km, fiquei agradavelmente surpreso pelas sensações.
Sem dificuldade arranquei para o segmento de BTT.
Este segmento iniciava com uma subida que metia respeito mas era a única subida digna deste nome.
O sorriso nunca fugia e aqui gostava de agradecer a todas as pessoas que estavam na pista a incentivar e a puxar pelos atletas. Nós que estávamos a participar sentíamos aquela força, aquele berro que nos fazia aumentar a cadência.
Este segmento de BTT, e estando no 6ºDuatlo não esperava uma diferença muito grande para os anteriores, já que a zona que iríamos percorrer era mais ou menos a mesma, os anteriores eram percursos bonitos e por essa razão não era fácil para a organização inovar.
Engano puro, posso dizer que já fui a muitos eventos dos amigos do Pedal e este percurso era, sem sombra de dúvida, um dos meus Top 3, a passagem pela vinha, o singletrack do Pinhal, mesmo a zona da passadeira vermelha que terminava com outro singletrack, o bosque junto da Quinta do Xisto, até a zona da Lama era fantástica.
A fluidez do percurso, a seu desenho, as zonas belas que dava vontade de parar para tirar umas fotos. Aliás dexo-vos aqui umas fotos para verem do que falo:
Como podem ver, zonas lindíssimas.
Para terminar voltávamos ao parque da cidade para perfazer os 2,5 Km de corrida. Mais uma vez a transição, ao contrário de anos anteriores, não foi complicada mas sempre a um ritmo lento de acordo com as minhas capacidades.
A chegada Liliana Alves com um excelente lugar classificativo, 27º lugar em cerca de 40 equipas foi muito bom. Parabéns para o Avelino Sousa que fez o segmento de BTT e conseguiram um excelente resultado.
A minha chegada da corrida de 2,5 Km foi pacifica tendo atingido o meu objetivo reduzir o tempo de 2014:
Em 2014 2:31'50''
Em 2016 1:56'20''
Para terminar uma palavra de louvor para esta equipa organizativa que teima em superar-se, faz sempre bem e melhor e por essa razão este é o maior Duatlo português.
PARABÉNS
Já agoram não se esqueçam de se inscreverem nos Trilhos D'Esmeriz 2016.
Sem comentários:
Enviar um comentário