Mini-crónica do Trilhos(Kiko) e dos furosssss
Hoje foi dia de mais uma incursão pelo percurso dos Trilhos D'Esmeriz 2016.
Grande parte da equipa estava reunida.
Começamos logo a desbravar mato e o primeiro de dois furos apareceu.
Algumas das Zonas espectaculares que estamos a preparar.
Os furos continuavam e foram chamados vários técnicos, mas como em qualquer boa obra, eram mais os que davam opinião do que os que trabalhavam. :-)
O primeiro furo teve que ser resolvido num tanque bem à moda antiga.
Também se juntou ao grupo o Ricardo Carvalho da ATIB.
Segundo furo: o Daniel Nascimento estava com falta de CO2 e mais uma vez o Joaquim apareceu com a bomba milagrosa. Nesta altura já todos dizíamos que tínhamos de comprar uma caixa grande de CO2.
Após este episódio surgiu o principal motivo desta crónica.
Quando percorríamos o Trilho da Cobra deparamo-nos com algo que a todos inquietou.
Um cão, que aparentava ter poucos meses, com coleira, tinha uma trela atada a um ramo de uma árvore. Ao lado, dois recipientes com comida, dois sacos plásticos e ainda outro saco cheio de comida.
Este abandono tinha ocorrido há poucos momentos, pensamos nós, porque o animal não apresentava sinais de ter apanhado chuva, a comida que estava a descoberto não estava molhada e por isso não poderiam ter passado muitas horas desde o seu abandono.
Todos olhámos uns para os outros, sem saber o que fazer. Ninguém queria assumir a responsabilidade de adotar este pequeno ser, porque é preciso ser responsável para ter um animal de estimação, mas também não o poderíamos deixar ali.
O António M Silva após curta reflexão e porque de imediato alguém do grupo soltou o "Trilhos" (temporariamente baptizado pelos presentes) começou de uma forma amorosa a procurar carinhos entre todos, conquistando-o de imediato.
O António tinha decidido que o levava para casa e como já tem 2 cães e se ninguém o adoptasse, levaria-o ao canil.
Como é que o levaríamos?
Primeira tentativa, o meu Camelback.

Tentativa de arranque e o Trilhos iniciou a escalada pelo camelback...bem, agora olhando, ele se calhar só queria era pegar com o lenço. :-)
Logo de seguida foi decidido que usaríamos o saco que provavelmente o trouxe até aqui. Assim foi. Trilhos lá para dentro, com a cabecita e as duas patas de fora, assim fez cerca de 3 km.
Eu parecia ter ido ao supermercado comprar um canito e ele com aspecto maroto a apreciar a paisagem.
Deve-se ter enchido de tanto saco, quis sair no ponto de sumo de uva, na esperança de ter lá a mesa montada, mas não.
A mesa não estava montada e eu ainda tentei que ele me acompanhasse através da trela ao lado da bike, mas o perigo era eminente para os dois.
O Torres sugeriu: "Tira-lhe a trela que ele vai atrás de nós!"
E não é que foi!!!
Fizemos cerca de 4 km e o Trilhos sempre a correr atrás de nós. Quando descíamos e dávamos mais espaço, ele ladrava, nós abrandávamos e ele acompanhava a nossa pedalada.
Ele é tão pequenito que não se desviava das poças de água e muitas vezes atravessava-as a nado.:-)
Foi fantástico! Não tirei qualquer fotografia porque aqui o céu caiu-nos em cima. Nós, como uma forma de proteger o Trilhos, resolvemos colocá-lo no saco e assim foi transportados até casa do António.
Em forma de conclusão o Trilhos foi acolhido, tratado e acarinhado pelo António M Silva e a sua familia. Já foi rebatizado. Agora é o Kiko e já foi adoptado, para perto da casa do António.
Os trabalhos que hoje eram para ser feitos ficaram a meio. Mas foi por uma excelente causa e nunca me deu tanto gozo uma volta de bike tão pequena. As seguintes fotos são a razão desta satisfação.
Que o Kiko (para mim vai ser sempre o Trilhos) seja muito feliz na sua nova casa. Um dia destes temos que o levar para um passeio.
Concluindo, o BTT é uma filosofia de vida que ensina, entre outras coisas, a respeitar o meio ambiente, a respeitar os outros (incluindo os animais), a ajudar, a preservar e por isto tudo e outras coisas mais, eu adoro este desporto. Talvez também por essa razão, os Trilhos D'Esmeriz enquanto passeio solidário, de angariação de fundos para apoiar uma Instituição que se dedica a ajudar os outros, consegue fazer com que tantas pessoas se identifiquem com a sua missão.
Os Trilhos D'Esmeriz tem também o objetivo de proporcionar um dia inesquecível. O convívio entre todos durante o passeio e no final do passeio é uma imagem de marca. O surgimento de novidades como o ponto de sumo de uva ou mesmo a zona de insultos, torna-o diferente. Mas quem o faz diferente são os participantes e esses são vocês, que se vão querer inscrever neste evento. Por isso aproveitem e vão ao site:
www.centrosocialdaparoquiadeesmeriz.pt
ou cliquem na imagem do Trilhos, quer dizer do Kiko :-) e inscrevam-se no passeio de BTT que tem as melhores bolas de Berlin de Portugal.
Um agradecimento especial a todos os que fizeram parte desta crónica. Adriano Santos, António M Silva, Daniel Nascimento, Joaquim Vilas Boas, José Torres, Luis Pereira Silva, Pedro Lopes e Ricardo Carvalho.
Abraço XTR para todos e até ao dia 29 de maio.
Abraço XTR para todos e até ao dia 29 de maio.
Sem comentários:
Enviar um comentário